Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão – 12/12/2018

LEITOR | 12/12/2018 | 04:00

DEUS ACIMA DO ESPORTE: Inspiro-me no tema constantemente repetido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo, e Deus acima de todos”. Pensei nisto ao reler um belo trabalho de Conclusão de Curso (TCC) escrito em 2004, sob minha orientação, pela brilhante aluna da ESEF (Escola Superior de Educação Física) de Jundiaí, Luciane Mítica, com o título “Atividade Física e o Pensamento Cristão”. Ela se inspirou numa proposta muito atual, considerando a necessidade de enfocar a vida pessoal, nesse caso, a do professor de Atividade Física, com os princípios teológicos e éticos que devem nortear nossa atividade cotidiana.
Luciane pesquisou as principais teses do pensamento grego, dos Jogos Olímpicos, nos quais a relação do atleta com as divindades se manifestava, como as platônicas e as aristotélicas. Uma passagem pelos pensadores cristãos também aprofunda essa dimensão espiritualizada do comportamento humano, na prática dessas atividades. Contrapondo Humanismo, Reforma, Educação dos Jesuítas e Calvinistas, a autora nos coloca diante da realidade expressa no ditado do Presidente Jair, que situa os valores religiosos acima de todos.
Luciane conversou sobre o tema com autoridades, como o pastor Silas Malafaia, de quem recebeu sugestões. Desenvolveu excelentes contatos com a prática esportiva aliada ao pensamento cristão, os exemplos das associações “Atletas de Cristo” (ADC-1981), e o famoso símbolo do Peixe nos termos gregos, “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”, assim como as práticas da Olimpíada Sinodal, dos Luteranos do Sul, e a ACM (Associação Cristã de Moços), todas empenhadas na vivência cristã no mundo, exercida pelo educador em sua atividade física, e resumidas no ditado que serviu de título a este comentário, aliado ao desejo de que os princípios éticos do Presidente da República sejam os principais votos do Natal e de um futuro abençoado para o povo brasileiro.

Prof. Antônio Luiz Gomes

Parabéns: O Presidente da Academia Jundiaiense de Letras, Dr. João Carlos Martinelli, lembrou oportunamente o aniversário do participante deste JJ, Theo Conceição, no último 8 de dezembro. Theo nasceu num Ano Santo! Nossos votos de que tenha ainda muitos anos santos pela frente!

Prof. Antônio Luiz Gomes


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-12122018/
Desenvolvido por CIJUN