Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão – 25/06/2019

ESPAÇO DO CIDADÃO | 25/06/2019 | 04:00

ORGULHO GAY

O portal jj.com.br, trouxe, no último dia 23, um excelente artigo do dr. Martinelli. Muito da atualidade envolvendo cidadania, respeito à dignidade humana, ignorância e causas de agressões sofridas pelos homossexuais! Em 28 de junho de 1969, força policial invade o bar Stonewall em Nova York! Recinto de homossexuais, perseguição costumeira da época, considerados doentes não poderiam consumir bebidas alcoólicas, era uma vistoria!

Havendo revolta publica veio motim, violentos protestos aconteceram. O dia 28 de junho “Dia Internacional do Orgulho Gay” também conhecido como “Dia da Libertação da Rua Cristopher” primeira das várias noites, famosa transformada em verdadeiro campo de batalha. Data característica de protestos e denúncia, celebrada em mais países, apoio de maior número de pessoas, surgindo agressões contra homossexuais. Há poucos anos uma célebre barbárie aconteceu em São João da Boa Vista, um pai foi golpeado e orelha decepada, abraçado com o seu filho, foi confundido como “gay”. A justiça e a sociedade em geral não podem discriminar, relegar à marginalidade, por falta de acolhimento, um ser humano em função de seus atributos pessoais.

A consagrada jurista gaúcha Maria Berenice Dias, esclarece em poucas palavras: – “O afeto precisa ser visto como uma realidade digna de tutela”.

Todas as pessoas devem exercer a sua liberdade de expressão, sem quaisquer constrangimentos ou distinções, desde que evidentemente limitada pelo devido acatamento aos outros cidadãos, na busca permanente da concreta ordem social.

Palavras que deveriam prevalecer no relacionamento humano: amor, reflexão, solidariedade, afeto, ajuda a quem sofre e, finalmente, vida.

Epílogo de muito ensinamento solidário nos oferta o dr. João Carlos José Martinelli:- Devemos vencer a incapacidade de conviver com o diferente e as formas encontradas para solucionar os problemas de convívio social estão intimamente ligados ao diálogo, à comunicação direta e honesta, sem truques, golpes e violências, não se vislumbrando em nenhuma hipótese, a identidade do Estado a uma raça, um povo, uma língua, ou uma religião. Na verdade, tolerância e a expressão da igualdade entre os homens e no dizer de Gandhi “implica no respeito e no amor a todos os seres”.

Adão Antônio Motta.


Leia mais sobre
ESPAÇO DO CIDADÃO
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-25-06-2019/
Desenvolvido por CIJUN