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Exercício simples para combater ansiedade

LICIANA ROSSI | 12/10/2019 | 07:30

Certos dados que leio têm o poder de mexer comigo e sinto a necessidade de compartilhar com vocês. Li que atualmente 70% dos trabalhadores brasileiros sofrem com estresse e ansiedade, acreditam? Segundo a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro é o povo que mais sofre com ansiedade do mundo. As questões socioeconômicas são as principais causadoras do problema, segundo a OMS.

Quem nunca se sentiu ansioso? O mundo nos convida a sermos ansiosos. Mas para combater a ansiedade é preciso primeiro saber que ela não o define, pois hoje em dia ouço muitas pessoas que se intitulam assim ‘ansioso’. Meus queridos, ninguém é ansioso, alguém está ansioso. A ansiedade é um estado moldável. É aí que podemos agir, felizmente.

O primeiro passo é reconhecer como ela se apresenta para você. Tem gente que sente o coração palpitar, outros sentem medo, sobrecarga e por aí vai. Geralmente, por conta de preocupações, entendam como pré-ocupações, ações futuras que ainda não ocorreram.

Mas, como a ansiedade é passageira, vamos reconhecê-la para aprender sua sinalização e agir rápido com o exercício proposto e assim voltar para seu estado natural de harmonia e paz.

O segundo passo é o exercício que proponho: a respiração pelo diafragma, nasal, estufando sua barriga, para acalmar o sistema nervoso. Além de que a respiração pode eliminar ate 80% das toxinas do nosso corpo pela oxigenação das células. Ela previne doenças, auxilia no emagrecimento, melhora dores de cabeça, gastrite nervosa, melhora imunidade, fortalece os músculos respiratórios, ajudando a estabilizar a pressão arterial e a combater os problemas do coração.

Quando estamos tensos e respiramos curtinho, as vezes pela boca, ativamos uma resposta simpática do cérebro por conta das terminações nervosas na parte superior dos nossos pulmões, que nos coloca num estado de ‘luta ou fuga’, preparando nosso corpo para o estresse.

Já a respiração diafragmática nasal sinaliza ao cérebro para ativar uma resposta parassimpática, que nos acalma, pois as terminações nervosas alojadas nos lobos inferiores dos pulmões são acionadas. Respirar profundamente e pelo nariz sinaliza ao cérebro que nosso corpo está ‘salvo’, promovendo relaxamento.

Como fazer o exercício: deixe o ar entrar lentamente contando até 3 na inspiração. Segure o ar nos pulmões de 3 a 6 segundos. Depois solte lentamente em 3 segundos pelo nariz também. Conforme você for melhorando, vá aumentando os segundos de inspiração e expiração, e pode dobrar o tempo ao segurar o ar.
Quanto à posição inicial, sentado, deitado, até mesmo em pé numa pausa para se acalmar no trabalho.

Respire umas três vezes profundamente e você já se sentirá melhor.

Brinque de respirar, treine sua capacidade respiratória, tenha momentos de respiração no seu dia.
Considero isso uma adaptação que a vida moderna nos pede para acalmarmos nosso sistema nervoso. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela Esef Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.

 


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