Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Faustino Vicente: Mercado financeiro

FAUSTINO VICENTE | 19/02/2019 | 07:30

Quando auditor bancário, aprendemos que o maior “palavrão” para o mercado financeiro é a incerteza, paradoxalmente, a única certeza admitida pelo frio e calculista mundo dos negócios. Na crise uns choram, outros… vendem lenços.
O espetacular avanço tecnológico e as incríveis descobertas científicas, ocorridas nas últimas décadas, transformaram a economia numa autêntica partida de xadrez – movimenta-se uma única peça e mexe-se no jogo todo. “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” Peter Drucker (1909-2005)
Melhorar a qualidade de produtos e de serviços, aumentar a produtividade – fazer cada vez mais e melhor com cada ver menos – e reduzir os custos operacionais são essências para o sucesso continuado das empresas de todos os portes e segmentos.
A elevada carga tributaria do Brasil e a baixa qualidade dos nossos serviços públicos, há exceções, comprovam que a classe política não segue essa metodologia. Investimentos em infraestrutura e em segurança são indispensáveis para atrair turistas estrangeiros e aumentar as nossas divisas. A Espanha, terra do meu saudoso pai, com 11,1%, lidera o ranking mundial do turismo no PIB dos países. A nossa cultura popular tem no Carnaval e no futebol, sua “comissão de frente”, conhecida e reconhecida internacionalmente.
A criatividade, marca registrada do carnavalesco, deve ser prioridade zero na descoberta de oportunidades de negócios que o Carnaval desencadeia nos mais diversos segmentos empresariais. Do artesanato à alta tecnologia, e das multinacionais às pequenas empresas, o fator econômico se faz presente, por incrível que pareça, até no mundo espiritual. As igrejas aproveitam os quatro dias de folia para a realização de turismo religioso e eventos de estudo sobre os livros sagrados.
O modelo de gestão participativa das escolas de samba representa um verdadeiro “MBA Tupiniquim”, que pode servir de exemplo para organizações de todos os portes e segmentos. Da criação do samba-enredo à transpiração dos passistas na avenida, o Carnaval oferece um “mundo” de oportunidades de negócios para quem tem capacitação científica e técnica e competências ecléticas. “O Carnaval brasileiro é a maior ópera de rua do mundo”. Essa frase do genial Joãosinho Trinta “deixou” no Seminário sobre Criatividade e Motivação – quando, pela única vez em sua vida, ele pisou na Terra da Uva. Como Presidente da Associação Anhanguera de Controle da Qualidade (AACQ-Campinas), tivemos a feliz ideia de convidá-lo.

FAUSTINO VICENTE é Consultor em Gestão da Qualidade, Professor e Advogado. E-mail: faustino.vicente@uol.com.br

ARTICULISTA FAUSTINO VICENTE

ARTICULISTA FAUSTINO VICENTE


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/faustino-vicente-mercado-financeiro/
Desenvolvido por CIJUN