Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Faustino Vicente: Vicenciando a qualidade

FAUSTINO VICENTE | 28/08/2018 | 04:50

A nossa caminhada pela Gestão da Qualidade, “adequação ao uso, com satisfação do cliente” (Dr. Juran), começou quando tínhamos 23 anos e fomos promovidos a auditor do Banco Brasil de São Paulo S/A, onde trabalhávamos. Percorrendo as diversas agências espalhadas pelo Brasil, tínhamos como foco verificar se as normas da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito), hoje Banco Central, e se as circulares internas com os procedimentos determinados pelo Banco estavam sendo aplicadas adequadamente.

“Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem por objetivo averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas”. Depois do banco, já como gestor da divisão administrativa da Duratex/Deca, passamos de auditor para auditado. Um aprendizado exemplar.

Após nossa aposentadoria, nos tornamos consultor em Gestão da Qualidade e presidente da Associação Anhanguera de Controle da Qualidade (AACQ-Campinas), da qual fomos um dos fundadores. Nessa condição, com a aprendizagem no banco e na Duratex/Deca, passamos a ministrar cursos sobre Gestão da Qualidade, inclusive em auditoria. Durante muitos anos tivemos o privilégio de ministrar cursos e palestras em empresas de todos os portes e segmentos, inclusive em órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Qualidade é investimento na melhoria contínua da qualidade de produtos, serviços e vida, no aumento da produtividade – fazer cada vez mais com cada vez menos… Menos tudo e com a redução dos custos fixos e variáveis. Uma das importantes entidades em que tivemos o privilégio de ministrar cursos e palestras, sobre esse tema, foi a FIESP/CIESP, na qual desenvolvemos o nosso trabalho em vinte e duas de suas regionais. Fruto desse trabalho é destaque na carta de avaliação do CIESP-Santo André, que segue.

“Ilmo. Sr. Faustino Vicente,presidente da Associação Anhanguera de Controle da Qualidade. A Diretoria Regional do CIESP de Santo André vem por meio desta agradecer a participação de V. Sa. como coordenador técnico na realização do nosso “Meeting de Auditores Internos da Qualidade. Fique certo que sem a vossa participação o referido evento não teria alcançado o brilho e o sucesso que alcançou, conforme demonstrado pelos participantes em contato mantido posteriormente com esta diretoria. Atenciosamente, Fausto Cestari Filho (diretor titular) e Shotoku Yamamoto (diretor-adjunto)”.

FAUSTINO VICENTE é advogado, professor e consultor em Gestão da Qualidade. / E-mail: faustino.vicente@uol.com.br

ARTICULISTA FAUSTINO VICENTE

ARTICULISTA FAUSTINO VICENTE


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/faustino-vicente-vicenciando-a-qualidade/
Desenvolvido por CIJUN