Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Glauco Gumerato: Artur Marques na AJLJ

GLAUCO GUMERATO RAMOS | 02/04/2019 | 07:30

No próximo dia 5 de maio, sexta-feira, a Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas (AJLJ) receberá um de seus membros para palestrar. Titular da Cadeira de nº 9, Artur Marques da Silva Filho falará sobre “A Justiça de São Paulo na Atualidade”. O evento acontecerá na OAB de Jundiaí, com início às 19h30.
Artur Marques é dos grandes juristas integrantes da história de nossa cidade, além de filho ilustre da Faculdade de Direito Padre Anchieta (FADIPA). Não nasceu aqui. É natural de Sertanópolis, no Paraná, cidade próxima a Londrina. Veio para cá ainda jovem. Formou-se na Quarta Turma de nossa Faculdade de Direito, no ano de 1976. Por aqui estabeleceu-se, formando família. Após ter sido aprovado em concurso público para o cargo de juiz de direito em 1978, atou em várias comarcas do Estado de São Paulo, inclusive aqui em Jundiaí, onde foi juiz da 3ª Vara Cível. Atualmente Artur ocupa o elevado posto de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. São mais de quarenta anos de exercício ininterrupto da magistratura.
Alguns membros da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas foram alunos de Artur Marques na FADIPA, onde ensinou por vários anos. Apenas para ficar neste exemplo, Márcio Cândido da Silva, Cadeira nº 10 da AJLJ, e eu, Cadeira nº 35, ambos da “Gloriosa 25ª Turma”, fomos alunos deste grande mestre na Faculdade de Direito Padre Anchieta. Sem titubear, afirmo que Artur foi um dos mais proeminentes professores de Direito Civil de sua história. Também pudera. Estudioso obstinado, o nosso professor fez-se mestre e doutor em Direito Civil pela USP, e posteriormente, em 2001, ainda disputou e conquistou o título de livre-docente pela Faculdade de Direito da UNESP, onde também foi professor por vários anos. Por ser mestre, doutor e livre-docente, Artur Marques da Silva Filho é o ex-aluno com maior titulação acadêmica da história da FADIPA em todos os seus cinquenta anos de existência! Tal fato só faz potencializar o orgulho que temos e devemos ter todos nós que somos irmanados pela mesma”alma mater”: a Cinquentenária Faculdade de Direito Padre Anchieta de Jundiaí.
O evento da próxima sexta-feira na Casa do Advogado, com a conferência magna de Artur, marca o início das atividades da AJLJ voltadas ao público externo neste ano de 2019. Vale destacar que o atual presidente da Academia, Tarcísio Germano de Lemos, o “Demóstenes do foro jundiaiense”, foi professor de Artur Marques na FADIPA. Com isso já se pode aquilatar a importância deste evento que se aproxima, cuja relevância do tema que será abordado ultrapassa os limites de interesse da comunidade jurídica local. Afinal de contas, ao versar sobre “A Justiça de São Paulo na Atualidade”, Artur Marques da Silva Filho brindará os presentes com informações diversas e sob ângulos diversos que a observação de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo lhe permite enxergar. Seja bem-vindo, Professor! Será uma grata alegria ouvi-lo novamente aqui em Jundiaí, desta vez da tribuna da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas

GLAUCO GUMERATO RAMOS é advogado. Professor da FADIPA. Presidente para o Brasil do IPDP. Diretor de Relações Internacionais da ABDPro.

ARTICULISTA GLAUCO GUMERATO RAMOS ADVOGADO


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/glauco-gumerato-artur-marques-na-ajlj/
Desenvolvido por CIJUN