Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Guaraci Alvarenga: Amigos, aquele abraço!

GUARACI ALVARENGA | 24/05/2019 | 07:30

“Amigos… tornam o riso mais alto/ As conversas… mais gostosas/ E a vida…mais feliz”.

As redes sociais divulgaram o dia comemorativo do “abraço amigo”. Embora a comemoração se reveste hoje mais pelo lado comercial, a sua lembrança, no entanto, nos remete ao encontro de pessoas queridas. Pessoas amigas, que nos acompanharam e participam de muitos momentos de felicidade, em nossas vidas. Pessoas que jamais poderão ser esquecidas, porque são gratas ao coração. Dizem os mais sábios, que fácil é ter um amigo, o difícil é conservá-lo.

Lembrei-me, então, de um conto, de autor para mim desconhecido, que muito retrata esta situação. Narra o texto, que um professor de filosofia, pegou um pote de vidro, e encheu-o de bolas de golfe. Perguntou aos alunos, se o pote estava cheio. Todos disseram que sim. Pegou, no entanto, um pacote de bolinhas de gude e as colocou juntas com as bolas de golfe. A mesma pergunta foi feita. E o pote continuou cheio. Em seguida despejou uma caixa de areia, preenchendo os espaços vazios do pote. O pote parecia cheio por completo. Mas, ainda tomou um copo de café e umedeceu a areia. O pote continuou cheio. O mestre então explicou aos seus alunos.

O pote de vidro representava nossas vidas. Pode se quebrar a qualquer instante e dele nada mais restar. As bolas de golfe são os elementos importantes de nossa existência, como Deus, família e amigos. As bolas de gude são as peças necessárias, como o trabalho, a casa, o carro. A areia apenas simbolizava as pequenas coisas, a que, muitas vezes, tanto nos preocupa em nosso dia a dia. O professor fez uma pausa, então alertou. Se colocar a areia, primeiro no pote, não haveria espaços para as bolinhas de gude e muito menos para as bolas de golfe. O mesmo ocorre em nossas vidas.

Se gastarmos tempo e energia com as pequenas coisas, deixaremos de realizar com as coisas mais importantes. Ocupem-se com as bolas de golfe em primeiro lugar, depois das bolinhas de gude, porque o resto é apenas areia.

Foi então que um aluno se levantou e perguntou ao mestre: E o que representa o café? Que bom que me fizeste esta pergunta. O café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá um lugar para tomar um café com um amigo.

Sim. Podemos até pensar que a comemoração é mais uma a ser rotulada como comercial, mas dá para refletir. Quantas vezes perdemos um grande amigo, e deixamos a oportunidade, de em vida, ser lhe grato? De transmitir nossa sincera amizade. A vida passa e não nos percebemos disto. Dê um tempo para você. Ainda é tempo! Basta um simples telefonema para a pessoa amiga, mande aquele abraço, por certo há de tornar seu dia melhor e um amigo feliz. Alô meus amigos, aquele abraço. !

GUARACI ALVARENGA é advogado. E- mail: guaraci.alvarenga@yahoo.com.br


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/guaraci-alvarenga-amigos-aquele-abraco/
Desenvolvido por CIJUN