Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Guia para arrumar a casa

EDUARDO CARLOS PEREIRA  | 16/05/2020 | 05:09

Olha para lá, olha para cá. Corredor estreito. Pela janela, uma outra parede. Em cima, o ruído desce, e embaixo reclamam do ruído meu. Essa, que foi a melhor oportunidade de muita gente, está em teste. Uma compra de um pequeno apartamento, agora, está sendo mais usado e cada vez mais detestado.

Essa sensação de engano vai ficar marcada para sempre na lembrança de muita gente. O expediente de fazer a decoração melhor ou pintar as paredes para alegrar pode ajudar muito em bons projetos. Fica fácil dar um grau positivo na vida de isolamento. Uma boa hora de consertar o erro, mudar de lugar. Se o apartamento for legal, vale avaliar possíveis mudanças.

Algumas dicas estão sendo dadas até por advogados que falam, por exemplo, que “cuidar da decoração e ter um lar equipado não é luxo algum, tampouco frescura, mas algo essencial para a dignidade.” (Marcio Rachkorsky, Folha de S. Paulo, 2020).

Sai com vantagem quem já está em apartamento com ambientes bem dimensionados, arejados, com sol e até uma vista legal para apreciar e ver o tempo mudar, melhorar o ar no céu, a luz acender às 18h na cidade e o silêncio novo, especialmente o resultado da mudança do clima: um céu mais limpo.
Se nada disso ajudar, o caminho único é a televisão, janela aberta para tudo o que está rolando, com os dramas assolando todos e acabando contaminados pelo sentimento da desgraça de uma peste.

Sempre com o “urgente”, os canais de notícia estão de plantão e acompanhamos hora a hora os números dessa pandemia que pode ser endêmica.

O que fazer? Ir para cozinha arrumar tudo, procurar e usar o que está lá esperando para ser usado. Uma ferramenta ou o rolo de madeira que pede uma massa para ser lembrado. Nesse momento as mudanças parecem pedir que aconteçam, gritam! Equipar e pôr para funcionar é uma questão de sobrevivência no isolamento que restamos aqui cumprindo.

A cozinha é o lugar da casa mais agitado e mais cheio de cheiros. Os grupos trocam receitas, os homens não fazem churrasco, mas vão para o fogão… os canais de futebol estão só ocupando espaço na tela. O melhor a se fazer é comprar tintas e repintar paredes e portas. Muitas coisas para renovar, muitas coisas para cozinhar.

A casa merece nossa consideração e conforto para encarar esse tempo sem fim dentro de casa. Não saia de casa, fique no apartamento até a pandemia passar.

 

EDUARDO CARLOS PEREIRA é arquiteto e urbanista


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/guia-para-arrumar-a-casa/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN