Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

João Carlos Martinelli: AJL, entidade centrada na arte de escrever

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI | 11/06/2019 | 07:30

A Academia Jundiaiense de Letras, fundada em 8 de março de 1980, é uma associação civil que objetiva incentivar a cultura em geral e a literatura em particular; propagar o culto, o estudo, a exaltação e a divulgação da vida e da obra de nossos personagens históricos e figuras literárias, especialmente de nossa cidade, que ajudaram a construir a grandeza do Brasil; lutar pela preservação nacionalista de nossas tradições e estimular o aprimoramento da Língua Pátria e a elevação da dignidade do escritor brasileiro. E com êxito, vem alcançando seus propósitos nesses trinta e nove anos de existência.

Todo mês de dezembro é lançada uma coletânea com escritos dos acadêmicos, ganhando destaque pela importância de cada época em que é editada pois os autores são livres nas escolhas dos estilos, propiciando ao leitor contato com uma rica variedade literária e conferindo aos estudantes, um instrumento de pesquisa imprescindível além da excelência dos temas abordados, que se não dotados de grande atualidade e interesse imediato, transmitem elevado conteúdo e que se tornam fonte de consultas da comunidade local.

Após quatro anos na presidência, eu a deixei no último sábado, dando posse a Susana Ferreti como nova dirigente da entidade. Aproveito para homenagear todos que compõem a Academia Jundiaiense de Letras que advindos dos mais diversos setores, enfrentando às vezes inúmeras dificuldades, vêm promovendo a vida, a educação e a luta para que se crie uma forte consciência da relevância da Literatura em favor do ser humano, do lazer, do conhecimento e da justiça.

No período em que estive à frente da AJL, procurei ressaltar o trabalho dos escritores e personalidades nascidas ou radicadas em nossa cidade, preservando e valorizando assim, a memória de parte de nosso patrimônio cultural. A entidade constantemente incentiva, valoriza e divulga àqueles que desenvolvem atividades literárias e artísticas em nosso município, tendo certeza que a competente e atuante Susana manterá com sucesso essa trilha.

Por outro lado, a Academia, por reunir escritores, torna-se um ponto de encontro para o desenvolvimento de atividades afins, para troca de ideias, divulgação de trabalhos gerais na área e principalmente, para propagação da literatura. Em todas as reuniões há um período de tempo para que possam falar de suas obras, declamarem ou lerem textos. Um ambiente centrado na arte de escrever.

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor da Faculdade de Direito do Centro Acadêmico Padre Anchieta de Jundiaí. Ex-presidente das Academias Jundiaienses de Letras e Letras Jurídicas (martinelliadv@hotmail.com)


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/joao-carlos-martinelli-ajl-entidade-centrada-na-arte-de-escrever/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN