Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí no caminho do emprego

LUIZ FERNANDO MACHADO | 06/09/2019 | 07:30

As pessoas vivem no município, e é das gestões municipais que elas esperam ações mais efetivas para vencer os desafios que afligem seu dia a dia. Isso inclui também a geração de empregos, porque não podemos esperar que apenas o governo federal faça sua parte pela economia. As pessoas não podem esperar.

Evidentemente que, dada inclusive a própria crise brasileira, ainda é difícil contemplar todas as pessoas que esperam sua oportunidade de regressar ao mercado de trabalho. Mas é diária a nossa batalha para que estas pessoas obtenham mais capacidade para buscar e conquistar o emprego. Mês a mês, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) tem apontado melhora nas vagas criadas em Jundiaí – em agosto, por exemplo, nossa cidade teve saldo de 635 novos empregos.

Esta semana, avançamos junto a agências de emprego de Jundiaí. Tivemos uma excelente reunião com representantes destas agências e acertamos a realização de cursos, workshops e outras iniciativas visando qualificar o cidadão para o atual mercado de trabalho. As ações irão atender justamente aos anseios relacionadas à qualificação profissional identificadas pelas agências que esta parceria pretende preencher – e mais uma vez quero agradecer o interesse e empenho destes parceiros. Iniciativas sociais também estão relacionadas ao fomento de mais oportunidades profissionais.

Desde 2017, foram quase 14 mil vagas disponibilizadas nos cursos de capacitação de nosso Fundo Social de Solidariedade. Um recorde histórico. Por outro lado, nunca deixamos de trabalhar na forma mais sistêmica que resulta na geração de empregos: a manutenção de um ambiente favorável na cidade para a instalação e ampliação de negócios. Uma das principais frentes para entendermos e promovermos melhor este bom ambiente é a aproximação mais efetiva que estabelecemos com a classe empresarial desde o primeiro ano de nossa gestão. Entre cafés da manhã e reuniões com empresários, estivemos com representantes de mais de 130 empresas, como as que se instalaram efetivamente em Jundiaí de 2017 para cá: Henniges, Besins Healthcare, Omrom Healthcare, Ascenty, Wago, Premier Tech, VarianUFI Filters, Sandvik e Joate Park Condomínio Logístico, entre outras.

São esforços que sem dúvida resultam também em importantes reconhecimentos que fortalecem os diferenciais de Jundiaí no meio empresarial, como a recente classificação atribuída pelo Grupo Financial Times. Entre as cidades de médio porte, a nossa é a melhor do Brasil e a terceira melhor das Américas para receber investimentos, no que diz respeito ao custo-benefício das empresas, um dos motivos que mais são considerados na hora de empresários decidirem pelos seus investimentos em determinado local.

E vamos em frente, porque a melhor forma de inclusão social é o emprego.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí.


Leia mais sobre
LUIZ FERNANDO MACHADO
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/jundiai-no-caminho-do-emprego/
Desenvolvido por CIJUN