Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Como cessar o sofrimento

KELSANG CHIME | 28/03/2020 | 07:30

O sofrimento e todas as sensações desagradáveis são espécies de estados mentais. Mesmo durante os momentos em que estamos saudáveis, sabemos que este estado é temporário: quando causas e condições se reúnem nossa saúde se deteriora. Acabamos por pegar alguma doença e acidentes acontecem com maior frequência. Há mais causas de adversidades do que de pensamos.

Sempre ficamos frustrados quando as coisas ruins acontecessem e percebemos como não temos controle algum sobre elas. Geralmente costumamos culpar os outros e não conseguimos entender como aquilo foi acontecer justo conosco. Por mais precauções que tomemos, tudo pode acontecer, com todos e a qualquer momento.

Todo ser vivo esta submetido a esse ciclo de acontecimentos, que envolve sofrimento, envelhecimento, morte e renascimento. Vida após vida, sem fim. Segundo Buda, devemos desenvolver renúncia para chegarmos a esse tipo de renascimento.

De tempos em tempos nos surgem situações realmente desafiadoras. O que precisamos fazer é usar e ver essas situações de uma maneira diferente.

Devemos agir de maneira mais calma e positiva. Quando conseguirmos isso, as situações difíceis se tornarão úteis para nós, como um aprendizado, e desenvolveremos empatia pelas pessoas que sofrem como nós. Sendo assim, veremos que, na verdade, não sofremos tanto assim.

Embora trabalhemos arduamente para solucionar nossos problemas exteriores, caso não os resolvermos agora, iremos encontrá-los novamente. Para que possamos resolver definitivamente os nossos problemas, o é melhor encará-los de uma perspectiva mais espiritual.

Uma vida espiritual é uma vida interior. Devemos melhorar nossas intenções, só assim criamos a energia positiva necessária para solucionar nossos problemas e sair do sofrimento.

Tente pensar mais positivamente, não crie problemas para os outros, seja mais calmo e tudo estará bem.

KELSANG CHIME é monja budista.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-como-cessar-o-sofrimento/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN