Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Consideração pelos outros

KELSANG CHIME | 24/11/2018 | 07:30

Existem duas qualidades no nosso comportamento diário que fazem com que as pessoas tenham fé e confiança em nós. Somos uma pessoa boa ou má na dependência de termos senso de vergonha e consideração pelos outros. Sem essas duas qualidades, nosso comportamento diário logo irá se tornar negativo.
Senso de vergonha nos impede de fazer ações inadequadas que prejudicam os outros por nos lembrarmos que é impróprio esse tipo de comportamento, pois somos cidadãos civilizados, e consideração pelos outros nos impedem de fazermos ações inadequadas, por pensarmos que nossa atitude pode prejudicar alguém por exemplo: nos refrearmos de dizer algo desagradável por que isso aborreceria outra pessoa.
Devemos sempre ter essas duas qualidades influenciando todas as nossas ações antes de agirmos sob a influência de um desejo descontrolado, devemos considerar se iremos perturbar ou prejudicar alguém se constatarmos que isso ocorrerá devemos desistir defazê-lo.
Consideração pelos outros é importante para todos. Quando agimos com consideração dificilmente fazemos os outros sofrerem.
É uma mente que tem a determinação de se abster e se envolver em ações negativas e inadequadas.
Mesmo que sua vida seja difícil, mesmo que as coisas não funcionem como você deseja, agir com consideração pelos outros nunca causará arrependimentos.
Por nossa falta de paciência e consideração criamos os piores efeitos ou experiências para nós mesmos. Treinando em manter nossa mente e pensamentos calmos, conseguiremos desenvolver relacionamentos harmoniosos. Até nossa autoestima melhora porque começamos acreditar em nós mesmos. São pequenas atitudes diárias que colaboram para a nossa paz.
Todo sofrimento que existe é resultado de ações negativas, qualquer atitude que melhore a qualidade das nossas ações atuará em benefício para todos.
Uma prece budista diz:
“Que cada um seja feliz.
Que cada um liberte-se da dor
Que ninguém jamais seja separado de sua felicidade
Que todos tenham equanimidade livres do ódio e do apego”.
Com essa prece em mente, vamos estar em paz o tempo todo. E assim manter a mente sempre feliz.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-consideracao-pelos-outros/
Desenvolvido por CIJUN