Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Ficar feliz vendo os outros felizes

KELSANG CHIME | 02/03/2019 | 07:30

A inveja e a raiva estão intimamente interligadas, por isso devemos tentar superar estes dois estados mentais de aflição. “Quando alguém invejoso percebe o sucesso dos outros, seu coração é trespassado pela inveja. Ao contrário, uma pessoa que aprendeu a se regosijar com a sorte alheia sente unicamente felicidade. Ao ver a casa bonita, o parceiro atraente de outrem, ela imediatamente fica feliz. O fato de lhe pertencer ou não é irrelevante. Quando um colega seu é elogiado ou promovido ou quando encontra alguém mais inteligente, bem apessoado ou bem sucedido, em vez de lembrar de suas imperfeições, ela simplesmente compartilha a felicidade da outra pessoa”.
Ficar feliz pela felicidade dos outros e pelas boas qualidades deles é dentre todas as mentes (pensamentos) virtuosas, uma das mais puras, pois não está contaminada pelo egoísmo. Ao nos sentirmos felizes pela felicidade dos outros criamos para nós as causas para desfrutar de boa sorte similar. E quando nos regosijamos com suas boas qualidades, criamos causas para desenvolvermos as mesmas qualidades.
Quando alguém nos elogia e fala sobre nossas boas qualidades, ficamos felizes. Todos gostam de receber elogios porque não nos alegrarmos quando isso acontece com os outros?
Nossa inveja inútil é a única coisa que nos priva de sentir alegria quando os outros são elogiados, se somos uma pessoa bondosa porque a felicidade de alguém nos faz infelizes?
A inveja é uma das aflições mentais mais sem sentido e estéreis. Não ganhamos nada em sentir inveja da boa fortuna, do cargo da reputação ou do sucesso dos outros, isso só nos causará dor.
Se ficarmos felizes em ver os outros felizes vamos sempre encontrar uma maneira de desejar felicidades para todos.
O sofrimento dos outros não é um bom motivo para sentirmos felicidade, somente conseguiremos ser felizes verdadeiramente se desejarmos o mesmo para todos.
Não podemos decidir o que faz alguém feliz, mas podemos simplesmente nos sentir felizes vendo a alegria e a felicidade deles.
Cada um pode ser feliz da sua própria maneira.
Tem uma prece que diz “Que cada um seja feliz, que cada um se liberte da dor, que nunca sejam separados de sua felicidade. Livres de ódio e apego”. Feliz Carnaval, para todos.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

KELSANG CHIME

KELSANG CHIME


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-ficar-feliz-vendo-os-outros-felizes/
Desenvolvido por CIJUN