Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Mente pacífica em qualquer situação

KELSANG CHIME | 21/07/2018 | 05:10

A vida toda procuramos arrumar as coisas exteriormente para que possamos sentir paz. Acreditamos firmemente que nossa felicidade vem de fontes exteriores, mas por nossa própria experiência, por mais que arrumemos coisas exteriores, percebemos que elas não nos fazem felizes e nossos desejos mudam muito rápido. Nem bem conseguimos uma coisa estamos querendo outra. Algo acontece e perturba nossos planos, desequilibra tudo. Imagine: você se preparou o mês inteiro para um concerto musical, comprou os ingressos, conseguiu o lugar que queria e se preparou para ouvir sua música preferida. Quando foi para o teatro, um carro bate na traseira do seu carro. Isso pode mudar todo o rumo de sua programação, ou se você puder se controlar e se sentir calmo o suficiente nada mudará, e você continuará se divertindo.

Coisas corriqueiras podem nos atrapalhar se deixarmos – um pneu furado, um ônibus quebrado, o atraso na entrega de algo… Se não conseguimos nem controlar coisas simples, como vamos controlar uma dor, uma doença ou mesmo a morte? A única maneira de reagirmos a essas situações com mente calma é treinando previamente. Esse treino tem que ser constante e consistente. Com instruções corretas conseguiremos superar qualquer estado de humor desequilibrado. Só presisamos de um método de treino. Tudo depende da nossa mente. Condições exteriores só trarão felicidade se nossa mente estiver calma. A partir disso, podemos decidir fazer esse treino. Se quisermos ser verdadeiramente felizes, precisamos desenvolver e manter uma experiência de paz, qualquer que sejam as condições exteriores. Por meio de prática espiritual, podemos gradualmente reduzir e até eliminar estados mentais perturbados e negativos e substituí-los por estados mentais pacíficos e positivos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DE JUNDIAÍ 

Não sabemos o que nos espera no futuro. Um imprevisto e estaremos no meio de uma tempestade ou perdidos em uma caverna inundada. Qualquer coisa pode acontecer conosco, mesmo que você nunca saia de casa. Não sabemos como estaremos daqui a uma hora ou menos. A única maneira de nos protegermos do sofrimento que com certeza teremos, se não soubermos manter a calma, é treinar. Um pouco todos os dias, 15 minutos, dia após dia, e estaremos preparados. Mas precisamos começar. Não espere estar nessas situações para começar. Comece agora.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-mente-pacifica-em-qualquer-situacao/
Desenvolvido por CIJUN