Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Por que sentimos raiva?

KELSANG CHIME | 10/11/2018 | 07:30

No livro “Como Solucionar Nossos Problemas Humanos”, Geshe Kelsang Gyatso nos ensina muitas coisas sobre raiva que deveríamos conhecer, pois esse sentimento tóxico nos traz imensos problemas desde atrapalhar nossos relacionamentos até causar problemas de saúde, como dores de cabeça, insônia e problemas digestivos e de fígado. Raiva é uma reação a sentimentos de infelicidade, que por sua vez surgem toda vez que que nos deparamos com circunstâncias desagradáveis.

Quando sentimos frustração, e nossos desejos não são satisfeitos e não conseguimos obter aquilo que queremos, sentimos uma sensação desagradável, nos deixamos então levar por essas sensações e nossa mente se descontrola, não gostamos de sensações desagradáveis. Até quando temos dor de cabeça nos sentimos sem paciência até para esperar o remédio fazer efeito.

Realmente não fomos preparados para enfrentar dificuldades nem sensações desagradáveis. Todos os dias somos confrontados com coisas que nos desagradam. Por mais que tentemos só ter sensações agradáveis isso é impossível, não podemos controlar nada do que nos acontece. Precisamos, portanto, nos preparar, precisamos encontrar uma maneira diferente de nos relacionar com os acontecimentos.

A paciência é a melhor resposta, pois com a mente de paciência nossa mente não se descontrola e permanece calma. Com pensamentos calmos e com paciência conseguimos lidar com situações desagradáveis sem nos contaminar. Ser paciente não quer dizer se conformar com as coisas, é muito mais que cerrar os dentes diante dos fatos. Se treinarmos em paciência de aceitar as coisas que não podem ser mudadas, ficaremos livres de pensamentos como: se eu tivesse feito de outra maneira. E livres começamos a encontrar alternativas para a resolução dos problemas.

O principal motivo então de sentirmos raiva não está em coisas exteriores, se pudermos, com mentes calmas, resolver algo que possa ser resolvido, por que nos sentiríamos infelizes? E se por outro lado uma situação não tem solução, por que nos deixar perturbar? No que isso nos ajudaria? A paciência afasta a raiva de nossa mente. E se treinarmos ser pacientes desde pequenas coisas, poderemos nos controlar nas grandes frustrações. Precisamos, porém, começar já, treinar aceitação paciente. Venha aprender esse método conosco, é tudo uma questão de familiaridade com pensamentos calmos, você será sempre bem-vindo.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-por-que-sentimos-raiva/
Desenvolvido por CIJUN