Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Qual é a importância da meditação?

KELSANG CHIME | 07/07/2018 | 05:00

Para solucionar nossos problemas diários, não basta identificá-los: temos que solucioná-los da melhor maneira que pudermos, pois eles podem se multiplicar. Por exemplo: o emprego que foi perdido, o avião que saiu sem você, o acidente que já aconteceu… Essas coisas não podem voltar para trás. Portanto, não precisamos perder nossa energia pensando “isso não devia ter acontecido”; ou “se eu tivesse feito algo aquilo não teria acontecido”. Aceitar é a melhor coisa que podemos fazer. A partir disso, entendemos o que não pode ser mudado e daí podemos, então, começar novamente. Tendo identificado se o que está havendo é um fato (sem solução) ou um problema (com solução), iremos então passar para resolvê-lo.

Acontece que, com a mente permeada de sentimentos de culpa ou arrependimentos, não encontraremos essa solução tão esperada. Nessas idas e vindas da vida, se formos realmente pensar o tanto de tempo que perdemos com coisas que não vão solucionar nossos problemas, descobriremos que o mais assertivo é parar, respirar e colocar pensamentos bons na mente. Quando pensamos em meditação pode-se achar que trata-se somente em parar de pensar, mas mesmo que isso fosse possível como poderíamos mudar nossos comportamentos e solucionar problemas? Pode ser que uma “parada” seja importante: fazer uma meditação respiratória, por exemplo, é muito bom para sair do calor da situação. Basta sentar-se num lugar confortável e quieto, fechar os olhos e perceber o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Faça isso por algum tempo até que sua mente se torne calma e serena.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DE JUNDIAÍ 

Às vezes precisamos de muitas sessões desta meditação para acalmar, mas acredite: vai valer a pena. Depois você pode pensar que, afinal, você está vivo e pode comparar o seu problema com tudo que poderia estar acontecendo com você de ruim e não está. Fique aliviado e continue respirando. Valorize tudo o que deu certo, acalme-se e olhe em volta: tem muito mais pessoas sofrendo, imensamente mais do que você. Não se surpreenda se a solução do seu problema aparecer: isso se deve à mente calma. Mas meditação é muito mais que sentir um momento de calma. Meditar é um estilo de vida, que cria causa de felicidade. É fonte de toda paz e felicidade. Se nossa mente não estiver em paz não conseguiremos ser felizes, nem que tenhamos todas as condições exteriores para isso. Meditação é a fonte de toda paz mental e felicidade.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-qual-e-a-importancia-da-meditacao/
Desenvolvido por CIJUN