Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Satisfação

KELSANG CHIME | 21/08/2018 | 04:50

Mantenha-se sempre grato e contente. Se praticarmos contentamento seremos ricos mesmo que não tenhamos riquezas. Até pessoas que aparentemente possuem tudo não estão satisfeitas. De fato. Mais ricos costumam ser os mais insatisfeitos. Quanto mais aumenta a sua riqueza, mais aumenta sua insatisfação. É extremamente raro achar alguém que possa dizer com total sinceridade: “Não preciso de nada, estou plenamente satisfeito”.

Gueshe Kelsang Gyatso nos ensina que somos como mariposas que não se satisfazem sisplesmente em contemplar a beleza do fogo, mas se atiram na chama. Somos como moscas que não se contentam em cheirar a comida, mas pousam nelas e aí ficam presas até morrer. Todas as situações letais em que nos envolvemos são criadas pela nossa insatisfação.

Todas as nossas dificuldades de relacionamento decorrem de não sabermos nos contentar. Casamentos se desfazem sisplesmente porque um parceiro não consegue satisfazer o outro. Pelo nosso apego sempre estaremos insatisfeitos com o outro, pois não existe ninguém capaz de nos satisfazer e aos nossos desejos. Sem contentamento, seremos sempre pobres e necessitados, por mais que tenhamos muitos bens.

Certa vez um homem pobre achou uma joia muito valiosa e pensou: “Nao preciso disso”. Ele estava satisfeito com o que tinha e ponderou: “Quem será que precisa dessa joia”? Lembrou de seus amigos, mas sabia que, como eles, não ambicionavam riquezas. Então uma ideia lhe ocorreu: “Vou dar essa joia ao rei, pois ele é o mais necessitado”.

Quando entregou a joia ao rei este indagou com espanto: “Por que está sendo tão generoso comigo”? E o homem respondeu: “Percebi que dentre todos os meus conhecidos tu és a maior vítima da pobreza. Tens muitas posses, mas interiormente és pobre, porque não tens a satisfação que desejas. Queres sempre mais. Portanto, ofereço-te essa joia”.  Para nos mantermos satisfeitos, temos que tomar a decisão de estarmos satisfeitos. Devemos buscar a satisfação que a paz mental nos proporciona.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/kelsang-chime-satisfacao/
Desenvolvido por CIJUN