Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lamrim Ladam

KELSANG CHIME | 03/08/2019 | 07:30

Atisha escreveu o Lamrim Kadam original fundamentado no Ornamento da clara realização, de Buda Maytreia, que é um comentário ao Sutra Perfeição de Sabedoria.

Mais tarde, Je Tsongkapa escreveu seus textos extensos, medianos e condensados de Lamrim Kadam como comentários às instruções do Lamrim Kadam de Atisha. Esse é o Lamrim Ladam que esta florescendo no Ocidente e estamos apresentando. Buda deu ensinamentos para quem esta a procura de um renascimento humano ou elevado. Também deu ensinamentos para quem desenvolveu renúncia pelo samsara e também deu ensinamentos para quem quer encontrar completa libertação e iluminação. Todos fazem parte do Lamrim Kadam que é a síntese dos ensinamentos de Buda.

Todos os budistas e não budistas precisam aprender como se libertar do sofrimento e aumentar sua sabedoria. De acordo com o Budismo, a única maneira de sair da ignorância. Esse desejo será satisfeito pela prática do Lamrim Kadam.

O Grande mestre Drontopa disse: O Lamrim Kadam é como um rosário( contas de oração) de ouro. Qualquer pessoa, mesmo as que não usam um rosário, gostaria de ganhar um rosário de ouro, simplesmente por que é de ouro. Por isso todas as pessoas, independente de religião, podem se beneficiar do treino da mente.

O motivo é que não há diferença entre o Dharma Kadam e a experiência do dia a dia das pessoas. Mesmo sem estudar ou ouvir o Dharma, as pessoas que lêem jornais e assistem notícias na TV entendem a situação mundial e frequentemente chegam a conclusões semelhantes àquelas explicadas nos ensinamentos de Buda. Então todos são bem vindos.

Nestes tempos degenerados e espiritualmente pobre, todos precisam de um método científico para treinar suas mentes ou pensamentos, precisamos solucionar nossos problemas buscando respostas diferentes frente as adversidades da vida. Precisamos aprender a controlar nossa raiva, apego, inveja e especialmente a ignorância, esses são os pensamentos que roubam nossa paz. Para isso acontecer, precisamos de instruções corretas desse método.

Através do treino da mente, o Dharma poderemos ver o modo como as coisas realmente são.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/lamrim-ladam/
Desenvolvido por CIJUN