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Liciana Rossi: 7 dicas para preparar seu corpo para o Inverno

LICIANA ROSSI | 22/06/2019 | 07:30

O friozinho vem chegando, mas as baixas temperaturas têm judiado de muita gente, o clima seco nos deixa vulneráveis à viroses, nossa pele fica seca, tendemos a beber menos água e para piorar a situação, tendemos a fazer menos exercícios físicos. Seguem algumas dicas para que possamos passar pelo inverno com muita saúde e disposição.

1-) Uma visita ao Nutricionista é muito bem-vinda, principalmente se você precisa manter sua imunidade. Alimentos fonte de ômega 3, que ajudam a hidratar a pele e reduzir inflamações, alimentos ricos em antioxidantes e dietas mais calóricas, que são bem – vindas sim no inverno, pois nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna, podem ser incorporadas. Então, se você não tem muita noção de como se proteger através da alimentação, o que é possível e muito saudável, procure ajuda.

2-) Hidrate-se adequadamente. Quanto menor a temperatura, menos água tendemos a tomar, infelizmente, pois nosso corpo necessita estar hidratado para que consiga manter suas funções vitais. Uma dica da medicina Ayurvédica, que cai perfeitamente no friozinho, é tomar água morna pela manhã e ao longo do dia. Funciona como uma técnica de hidratação, melhora a circulação, ajuda a combater a fadiga, previne problemas digestivos, acalma a mente e combate a constipação intestinal. Mas entendam bem, não estamos falando de chás, mas de água pura e quentinha. Uma vez que água é vida, beba vida. E se você pesquisar a respeito da medicina Ayurvédica, descobrirá que a indicação é beber água quentinha a cada 30 minutos por 2 semanas para obter todos estes resultados. Sou adepta e indico.

3-) Lave frequentemente suas mãos. Lembrem-se, nesta época de tempo seco, os vírus circulam livremente. Para contrai-los é mais fácil. Então, lavar as mãos, evitar pegar em escadas rolantes, corrimãos, e colocar as mãos na boca, são técnicas que evitam o pior. Se você faz uso de transporte publico, lida com o público ou atende pessoas, tenha sempre com você um álcool gel.

4-) Comidinhas fermentadas são indicadas, uma vez que tendemos a comer menos saladas e fibras, os alimentos fermentados, ricos em probióticos, como o chucrute, kimchi e kombucha são aliados à saúde, já que aumentam nossa imunidade e são amigos do nosso intestino. E da para fazer em casa.

5-) Se você treina, não pule o aquecimento, pelo contrário, aumente o tempo e só comece a atividade se sentir que seu corpo está preparado. Movimentos dinâmicos, em grandes amplitudes articulares ajudam nosso corpo a se preparar e aumentam a temperatura corporal, relaxando músculos e articulações, geralmente contraídos nos dias mais gelados. Evitando assim lesões e garantindo sua saúde.

6-) Se você não treina, é uma ótima época para começar, já que o exercício físico aumenta nossa imunidade. Fora que você chegará ao verão em ótima forma.

7-) Já que o estresse é um dos fatores que mais adoece nossos corpos, pratique meditação, acalme sua mente e aumente sua imunidade.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

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