Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: A fórmula da juventude

LICIANA ROSSI | 06/04/2019 | 07:30

Vocês todos já sabem como sou apaixonada pelo Paul Chek, já falei várias vezes. Eu uso muito sua metodologia tantos nos treinos como no Lifestyle Coaching. E sabe uma das coisas que mais me faz entender o meu cliente? O que Chek chama de “os 4 médicos que regem a saúde”. A tradução não fica lá muito bonita, mas o que eu quero passar hoje é que devemos olhar sempre em nossas vidas para 4 pilares da saúde integral, vou chamar assim, para ficar mais didático: a dieta (sua alimentação), o movimento (atividade física), silêncio (introspecção) e a alegria (o que te deixa realmente feliz). Eu considero isso tudo a fórmula da juventude.
Para que possamos ser realmente saudáveis, isso tudo deve estar em determinado equilíbrio. A saúde física e mental, e até espiritual, precisa ser checada, principalmente quando algo não vai bem. Que as pessoas estão adoecendo, não preciso nem falar, você já deve ter ouvido alguma queixa de alguém próximo nestes últimos dias. E, se você quiser ajudar, faça estas perguntas e peça para a pessoa refletir sobre isso, e faça uma autorreflexão:
Dieta: como anda sua alimentação? Sua hidratação? O quanto de vida há no seu prato, e quero dizer saladas variadas, legumes, frutas, proteínas de boa qualidade (ovos, carnes magras. Quanto mais natural for sua dieta, mais saúde você terá.
Movimento: sedentarismo é sinônimo de problemas futuros… acredite em mim, movimente-se! Comece a caminhar, alongue-se, vá para a academia mais próxima, mas não fique parado. Movimento é vida e ele te estimulará a comer bem, extravasará seu estresse, ajudará seu corpo por dentro e por fora.
Silêncio: se a sua mente está constantemente acelerada, com pensamentos excessivos, você pode estar passando por um estresse mental. E nosso sistema nervoso e hormonal não diferencia estresse físico, emocional, mental ou espiritual, ele reage da mesma maneira. Você tira alguns minutos do seu dia para ficar em silêncio e respirar? Então sugiro que você se permita fazer isso logo ao se levantar, ou mesmo antes de se deitar.
Alegria: o que realmente te deixa feliz? Você tem feito algo no seu dia a dia que te faça feliz? Medite sobre isso e tome uma atitude.
É um desafio conduzir nossas vidas integrando o equilíbrio desses quatro pilares, em determinados momentos eles estarão desequilibrados mesmo, mas o desafio é esse, abra sua mente e direcione sua saúde. Isso tem dado resultados maravilhosos, experimentem. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-a-formula-da-juventude/
Desenvolvido por CIJUN