Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Beba mais água

LICIANA ROSSI | 23/02/2019 | 07:30

A desidratação é definida por uma matemática simples: se a quantidade de água perdida é maior que a quantidade de água consumida, nossos corpos ficam desidratados. Quando se trata de saúde, não há mágica, mas hábitos e manter-se hidratado é um hábito que atinge vários benefícios corporais importantes e únicos. O equilíbrio dos fluidos corporais é um deles. Nossos corpos são compostos de aproximadamente 60% de água. Essa água interna facilita as funções digestivas, a absorção de nutrientes, a criação de saliva, o transporte de nutrientes, tem envolvimento com reações químicas e ajuda a manter a temperatura.
Além disso tudo, também controla a fome. Você sabia que o mecanismo que desencadeia a fome está intimamente ligado à sede? Sentir fome pode ser apenas o nosso corpo tentando nos dizer que precisa de água. Permanecer hidratado pode impedi-lo de pegar um lanche desnecessário ou comer demais. Adivinhe o que acontece se bebermos água antes de uma refeição ou mantermos nossos estômagos com um nível consistente de fluido dentro dele? Nós comemos menos. Nós enchemos nossos estômagos com menos comida porque enchemos o espaço vazio com água.
Manter-se hidratado também mantém seu intestino em movimento e pode ajudar a conter a constipação. Nossos corpos são engenhosos e quando desidratados, o cólon absorve água das fezes, resultando em constipação. Muitos de nós usam fibras adicionais para ajudar a reduzir nossos problemas, a hidratação e a fibra são a combinação perfeita. Não só o seu corpo estará suficientemente hidratado, mas a água vai engordar a fibra para uma ótima digestão e eliminação.
Outro ponto importante a saber sobre a hidratação, que repito quase que diariamente para quem tem dores na coluna ou problemas discais, é que você continuará sentindo dores e não responderá aos tratamentos e manipulações, trabalho postural, etc… se desidratado. De nada adianta melhorar a postura e abrir espaços articulares se o disco, que funciona como uma “esponja”, ao ter mais espaço com o tratamento, não tiver água suficiente para si. E ele poderia se reidratar se você consumisse água adequadamente.
Esse alerta, nesta época, é para que haja consciência até no consumo excessivo de álcool, que desidrata profundamente nossos corpos. Se você costuma beber álcool, organize sua rotina e coloque mais água. De preferência, de boa qualidade. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-beba-mais-agua/
Desenvolvido por CIJUN