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Liciana Rossi: Como anda sua respiração?

LICIANA ROSSI | 11/05/2019 | 07:30

Todos nós respiramos, mas nem todos nós somos capazes de respirar corretamente. Se você considera sua respiração rápida e curtinha, concentrada na região peitoral, isso pode lhe causar problemas como ansiedade, aumento dos batimentos cardíacos e diminuição do nível de oxigênio corporal.
A indicação para você é a respiração diafragmática, aquela onde nosso umbigo se move para fora na inspiração e para dentro durante a expiração, assim como as crianças fazem. Isso enche nossos corpos de oxigênio, fortalece nossos pulmões, beneficiando nossa saúde física e mental, aliviando o estresse e melhorando nossa circulação sanguínea.
As respirações profundas promovem um efeito calmante, pois estimulam nosso Sistema Nervoso Parassimpático, que responde com relaxamento. Além disso melhoram nossa digestão, aumentam nossa capacidade cardiovascular, nosso humor, postura, sono, diminuem as dores e aumentam a saúde dos órgãos, pois o diafragma massageia o estômago, fígado, coração, intestinos e pâncreas, melhorando suas funções. Além de fortalecer a musculatura abdominal, já que o diafragma faz parte dos músculos do “core” que promove estabilidade para nosso tronco e nossa coluna.
A respiração diafragmática também ajuda na regulação do peso, pois o oxigênio ajudará na queima de gordura corporal. Com respirações curtinhas, nosso corpo queima glicogênio (energia guardada em nossos músculos), em vez de gordura.
A nossa respiração é uma das maneiras que nosso corpo tem de liberar toxinas e purificar-nos. Apenas alguns minutinhos já podem trazer todos estes inúmeros benefícios, sendo capaz de oxigenar e relaxar profundamente nossos corpos, dando-nos vitalidade e energia. Se vocês começarem a praticar respirações profundas diariamente, por 10 minutos, eu garanto que haverá uma melhora na saúde e disposição, fora o alívio do estresse. Mude sua frequência respiratória com respirações lentas e profundas, você pode se deitar ou sentar, colocar uma das mãos abaixo do umbigo e a outra acima, faça respirações lentas e profundas movimentando seu abdômen por 10 minutinhos apenas. Melhore suas tensões, tenha mais calma e controle. Muita saúde a todos.

[RODAPE_OPINI]LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

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