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Liciana Rossi: Como passar bem pelo Natal

LICIANA ROSSI | 08/12/2018 | 07:30

Para muitos de nós, o Natal é um momento de diversão e celebração, mas deveríamos pensar mais no Aniversariante, não acham? Mas esta época pode também trazer estresse e ansiedade. Pesquisas mostram que os três maiores estresses para a maioria das pessoas em torno do Natal são: ganho de peso por excessos alimentares, pressão financeira por gastos excessivos e ansiedade.
É bom lembrar que o estresse e a ansiedade são normais nessa época do ano. Porém, se um membro da família está sob estresse, outros membros da família tendem a se sentir estressados também, agravando a situação e tornando a vida ainda mais difícil para todos.
Existem muitas maneiras naturais diferentes de lidar com o estresse. Uma dica natural: os Florais de bach. O Bach Rescue Remedy seria interessante nessa época para conter a ansiedade e o estresse. Eu ganhei um da minha amiga e naturóloga Micheli Chow, da BioNathus, que achou interessante para toda minha família. Mas se você conseguir caminhar, meditar, praticar Yoga, Tai Chi, fazer uma bela massagem, sem dúvida, você irá se sentir bem melhor.
Outra dica é a hidratação, e por mais que eu mencione isso repetidamente, pessoas me dizem que é fácil de esquecer. A realidade é que a desidratação é um problema maior quando você está bebendo álcool. Tente tomar dois copos de água antes de ir para qualquer confraternização e leve uma garrafa de água quando estiver fazendo compras. Lembre-se de se manter hidratado.
É muito fácil perder o sono em dezembro, com agendas lotadas, muita convivência e preparativos para o grande dia. Tente dormir de sete a oito horas por noite. Ou pelo menos durma mais após os dias de festividades para não começar o novo ano cansado e doente. Além do mais, nós todos sabemos que a privação do sono pode causar pensamento nebulosos, reações lentas e irritabilidade. Mas a insônia também pode aumentar o risco de depressão e ansiedade, ou contribuir para a obesidade.
Como o estresse e a ansiedade já sendo um problema para muitas pessoas, ainda mais nesta época, o sono adequado é essencial para ajudar a mantê-lo bem. Se você está cansado, não saia. Não vai doer perder algumas festas por respeito a si mesmo. E se o caso é insônia, há uma série de ervas que ajudam no sono. Lavanda é muito eficaz e pode ser usada na forma de óleo essencial em um difusor, em sua água de banho. Um chazinho de camomila é sempre bem vindo e as crianças também podem se beneficiar dos chás e aromas, pois eles também ficam muito ansiosas nesta época.
Sugiro que uma organização consciente seja feita, não só financeira, mas social também. Escolha bem aonde ir, pense antes de comer ou beber o que vem pela frente. Ache um tempinho para se cuidar. E vocês passarão um Natal de muita alegria, luz e vitalidade. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela Esef Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI


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