Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Disciplina

LICIANA ROSSI | 18/05/2019 | 07:30

Há uma razão pela qual muitas pessoas não têm sucesso e não conseguem atingir seus objetivos quando voltados para saúde, estética ou de desempenho esportivo, podendo ser a única coisa que impede de realizarem um grande sonho ou chegar ao objetivo almejado: a disciplina. Ter disciplina é a pedra fundamental para qualquer mudança de vida.

Muita gente fala sobre como ter disciplina, mas são poucos os que realmente sabem defini-la. Disciplina é um daqueles conceitos que achamos que não é preciso explicar, pois todos nós temos desde criança uma noção. Termo de origem latina, disciplina pode ser conceituada como a doutrina e instrução de uma pessoa, especialmente no campo da moral. Abraham Lincoln disse certa vez que “o auto-respeito é a raiz da disciplina” e que “a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo”.

Ao organizar a dieta e rotina de exercícios é preciso persistir diariamente por um determinado tempo, com comprometimento e determinação.

Um plano fitness ou uma mudança de hábitos só funciona quando você fica consistentemente com ele. Você começa, para, começa de novo, tira alguns dias de folga e volta. Esse esforço aleatório nunca os levará a uma transformação corporal e à saúde desejada. Ser disciplinado nem sempre é fácil.

Se vocês mergulhassem um pouco mais fundo e aderissem a um programa com disciplina, vocês finalmente alcançariam os grandes resultados pelos quais sempre esperaram.

O fato é que qualquer um pode ficar com um plano de dieta e exercícios por muito tempo, uma mudança da rotina para sempre. Qualquer um pode completar um grande desafio. E depois é só fazer a manutenção voltada para saúde se for disciplinado e focado nos objetivos previamente bem definidos.

Ao praticar a disciplina chegam as grandes mudanças, a alegria e o triunfo da realização real.

A disciplina é poderosa e se você quer conquistar resultados, use estes três passos: Consciência, Ação e Disciplina. A primeira fase acontece quanto tomamos consciência de que precisamos mudar alguma coisa em nossas vidas. A segunda quando, movidos pela força de vontade e por aquele ímpeto inicial, começamos a agir em prol da mudança.

Todos nós já passamos por essas duas primeiras fases em algum momento. Mas problema é que esse ímpeto inicial rapidamente desaparece… E voltamos a fazer como antes das mudanças. A abandonar tudo aquilo que foi difícil de conseguir.
Isso acontece por um simples motivo: a força de vontade é um recurso limitado e nós precisamos saber como ter disciplina para superar essa limitação. Então, Defina exatamente no que você deseja estar disciplinado. Quanto mais específico, melhor! Tenha em mente que você está definindo suas ações e não o resultado.

Agora, trabalhe de forma disciplinada em direção ao seu objetivo. Sim, isso parece simples e é simples. Seja disciplinado e você logo chegará ao resultado tão sonhado, seja ele qual for.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-disciplina/
Desenvolvido por CIJUN