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Liciana Rossi: Expire!

LICIANA ROSSI | 04/04/2020 | 05:20

O momento está tenso, meus amigos. Muitas pessoas vibrando no medo e na incerteza, com dificuldade de modificar suas mentes, pois há preocupação tanto com a saúde como com a parte financeira. Estamos tendo que lidar com emoções que são diferentes para nós. Isso tudo causa um impacto negativo em nossa saúde, pois no momento em que mais precisamos dela, o estresse e a ansiedade podem colocá-la em risco, diminuindo nossa imunidade. Essas emoções têm suas raízes na antiguidade, como reações de defesa do homem primitivo em meio ao ambiente em que viviam.

Você já ouviu falar em estado de “luta-ou-fuga”? Ele é facilmente entendido quando imaginamos um homem das cavernas, que caminhava calmamente e, do nada, surge um tigre feroz querendo devorá-lo. Ele tem duas opções: lutar com ele ou fugir. O nosso sistema nervoso autônomo é responsável pelas reações que tornam possível uma resposta fisiológica rápida para que ele consiga lutar ou fugir. Exemplo: as pupilas se dilatam para aumentar o campo visual, o sistema circulatório manda o sangue das vísceras para os músculos, para que consigam se tensionar e gerar movimentos rápidos e precisos, o coração acelera para garantir o aporte de oxigênio ao corpo, a pressão arterial aumenta, a respiração acelera e aumenta a transpiração.

Para vocês entenderem aonde eu quero chegar, temos que compreender que nosso sistema nervoso autônomo (SNA) é dividido em uma parte simpática e outra parassimpática. O SNA simpático controla isso tudo citado acima, ele prepara o organismo para uma resposta a situações de estresse e emergência e todas essas reações citadas.

Já o SNA parassimpático é responsável por retornar ao estado emocional de calma e diminuir todos essas reações citadas acima, baixar a adrenalina e preparar o corpo para um estado de relaxamento.

Como o momento é de estresse e de medo geral, uma dica importantíssima que quero lhes dar é: expirem. Se vocês treinarem expirar por alguns momentos do seu dia, vocês garantirão que seu sistema nervoso parassimpático seja estimulado, garantindo um sono de qualidade, relaxamento, e, principalmente, imunidade boa. O estresse, por exigir muito do corpo, depois de um tempo, baixa nossa imunidade. E eu lhes pergunto: a quanto tempo você vem sofrendo com estresse? Seria a hora de baixar a sua imunidade? Não, nem pensar. Portanto, pratique expiração lenta e calma. Um exercício simples é: inspire em 6 segundos, retenha o ar por 6 segundos e expire pelo dobro do tempo da inspiração, ou seja, em 12 segundos. Repita isso no mínimo por 5 ciclos. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


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