Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Facilidades

LICIANA ROSSI | 27/04/2019 | 07:30

Acho de bom senso alertar sobre os perigos das facilidades. Atualmente tudo é facilitado. Mas até que ponto isso é tão bom assim?
As facilidades trouxeram algo que me preocupa bastante nos dias de hoje: a imobilidade e a inconsequência. Controles remotos, botões para lá e para cá permitem que você passe mais tempo de braços cruzados no sofá, olhando seu celular, fazendo compras pela internet, se movendo cada vez menos. O sedentarismo é uma grande facilidade, às vezes como desculpa pela falta de tempo, que só será percebido pela falta de saúde. Aí pode ser tarde demais. Fora os problemas posturais, que acarretam em dores em todo o corpo. Vejo pessoas quebradas na segunda feira por passarem horas e horas no sofá no final de semana, apenas apertando o botão do controle remoto, pedindo comida pelos aplicativos, gordurosíssimas na maioria das vezes, chegando ao final do domingo infelizes e insatisfeitas por não terem visto a cor do sol. Prometendo começar a dieta e os exercícios na segunda-feira. Deixando tudo que traz bem-estar e saúde para depois, pois dá trabalho sair dessa zona de conforto.
A facilidade é sedutora! Mas fazer o é mais fácil nem sempre é o mais correto para sua saúde. Pense no caso dos remédios para emagrecer ou nas dietas mirabolantes em vez de um estilo de vida saudável e duradouro, nos anabolizantes para ficar forte e às vezes desrespeitar seu biotipo, tudo isso colocando em risco sua saúde em curto prazo. Além das facilidades estragando a saúde, o imediatismo chegou para ficar. Uma pessoa resolve que quer mudar de corpo e não mede esforços para tal. Tudo importa para conseguir o que se quer, a amiga dando a dica das “bolinhas” milagrosas, a farmácia que vende sem receita “aquele” remédio milagroso, e que se danem as leis. O que importa é o querer, desmedido e inconsequente.
Eu entendo que não é fácil manter bons hábitos de saúde, mas tire o risco das facilidades da sua vida. Pense no que realmente você precisa. No caso da alimentação, esqueça comidas prontas e processadas, dê preferência aos alimentos de verdade como legumes, frutas, verduras e carnes magras. Se você se organizar, pensar antes de comer o que aparecer pela frente, você não gastará dinheiro e saúde com medicações, muito menos seu humor. Afinal, o que é fácil pode ser também muito perigoso. Muita saúde a todos!

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-facilidades/
Desenvolvido por CIJUN