Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Férias saudáveis para a criançada

LICIANA ROSSI | 29/06/2019 | 07:30

Quanta ansiedade para este momento por partes das crianças! Quanto desespero por parte dos pais. O que fazer com a turminha? Não se desesperem. Eu sugiro que vocês apenas se organizem. E faço um alerta para que vocês tomem cuidado para que nossas crianças não terminem as férias cheias de dores cervicais e problemas nas mãos por uso do celular. Esta será a briga das férias em muitos lares. As crianças insistirão para usá-lo, preparem-se. A grande maioria dos pais trabalha, mas já que optamos em ter estes serezinhos de luz em nossas vidas, precisamos zelar por sua saúde e felicidade. Não queremos um mês de brigas e discussões. Então, aproveitemos este momento para ensinar a organizarem o tempo e o espaço para um mês de pura diversão.

Queridos papais, lembrem-se que crianças amam rotina e regras. Sim, eles precisam disso para se sentirem seguros e cuidados. Vamos combiná-las, que tal? Eu proponho uma reunião para colocar as regras e os limites das férias, até os financeiros. Perguntem às crianças o que eles gostariam de fazer, e coloquem quais as possibilidades de isso acontecer. Determinem o tempo diário do uso dos dispositivos eletrônicos e aproveitem para ensinar a postura certa de utilização do celular. A regra aqui em casa é: “celular no olho, e não olho no celular”, para que o pescoço não deixe a cabeça das crianças “penduradas”, o que poderá acarretar em inúmeros problemas posturais futuros.

Garantam o tempo diário de brincadeiras ao ar livre, imponham que deve haver brincadeiras na rua, na quadra, adaptem sua realidade e garantam às crianças além dos movimentos, um tempinho de sol e vitamina D, que acaba caindo nesta época do ano, mas é a responsável pela formação dos ossos e pelo bom funcionamento do sistema imunológico e respiratório, dentre outras incontáveis funções. Brincar ao ar livre, inventar brincadeiras, socializar. O movimento é usado pelas crianças como forma de linguagem, elas interagem com o meio ambiente, se desafiam. Estimulem os recursos corporais dos seus filhos, assim eles se sentirão seguros e livres para aperfeiçoarem suas habilidades motoras e sua criatividade.

Atividades como cozinhar juntos, jardinagem, uma visita aos lindos parques da nossa cidade, cinema, filme em casa com pipoca, zoológico, museu, música… devemos usar a nossa criatividade e fazermos com que as crianças aprendam algo diferente nas férias. O mundo não gira em torno do celular. Há muitas atividades legais para experimentarmos com nossos filhos e ensiná-los a serem felizes, afinal, eles só precisam de um tempinho conosco para isso. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-ferias-saudaveis-para-a-criancada/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN