Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Janeiro dourado

LICIANA ROSSI | 12/01/2019 | 07:30

Como o nosso calendário tem ficado colorido! Tudo começou com o Outubro Rosa, há oito anos, depois veio o Novembro Azul e outras campanhas muito interessantes começaram a alertar a população para a prevenção e combate às doenças. Janeiro Dourado chegou para que haja conscientização da prática de atividades físicas com segurança através de uma avaliação física médica por um médico do esporte. Eu descobri o Janeiro Dourado no Instagran, seguindo o Dr. Ahmad Hassan Ayoub, médico do exercício e do esporte desde 2007, e ao ver em sua página a divulgação, imediatamente entrei em contato com ele, que prontamente me explicou sobre o que se tratava.
O Janeiro Dourado é uma campanha criada pela SPAMDE (Sociedade Paulista de Medicina Esportiva). O nome é esplêndido: “Janeiro Dourado – Porque sua vida vale ouro”. Prevenindo desde lesões até a morte durante o exercício, pois uma avaliação completa pode salvá-lo!
Infelizmente temos ouvido frequentemente sobre casos de morte súbita no esporte. E perguntas como “será mesmo saudável fazer uma maratona ou meia-maratona?” Ou “triatletas não correm risco de vida ao fazer tanto esforço?” Tem surgido com frequência pelos meus alunos. A resposta é que na verdade nenhuma pessoa saudável morre ao praticar um esporte mais longo ou de alta intensidade, exceto em casos de desidratação ou hipertermia extremas, ou mesmo com o uso de drogas associadas. Geralmente a morte súbita vem como um gatilho de uma doença pré-existente, as vezes desconhecida até então. É para este fato que os médicos querem alertar a população ativa pois não é o exercício que mata, mas sim a falta de diagnóstico da doenças pré-existentes.
E como nossa saúde vale ouro, aproveitemos o começo do ano para um chek-up esportivo. As academias geralmente pedem uma autorização médica para a prática, mas eu acredito que uma avaliação de um médico do esporte seja mais especifica e segura, principalmente se você tem casos de hipertensos, cardiopatas ou diabéticos em sua família. E o mais legal, uma análise de lesões recorrentes pode ser feita e te livrar de todos os empecilhos para a pratica esportiva. Que o esporte e a atividade nos deem o que realmente buscamos: a saúde!

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-janeiro-dourado/
Desenvolvido por CIJUN