Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: O esporte e o mundo dos negócios

LICIANA ROSSI | 16/02/2019 | 07:30

Profissionais motivacionais vêm tirando lições incríveis dos esportes nos últimos tempos. E são lindos exemplos de força, garra e determinação rumo à vitória. As lições do esporte giram em torno disso tudo, além das lutas por uma meta específica, como querer a vitória em determinado campeonato, se organizar e treinar para alcançá-la, mesmo sendo um sonho distante, um atleta não desiste de lutar.
O esporte valoriza muito o trabalho em equipe, valoriza seu treinador e toda equipe de profissionais envolvidos em sua preparação, afinal, depende de todos eles para chegar onde quer. O esporte competitivo é multidisciplinar, as vezes até o amador é. Precisamos do fisioterapeuta, massagista, preparador físico, e assim vai. Nos esportes coletivos, os jogadores se conhecem, com seus pontos fortes e fracos, e se ajudam, como uma equipe de vendas, por exemplo, deveria agir para garantir seus resultados.
Outro ponto forte entre esporte e negócios é a motivação. Não perder o foco, mesmo quando está perdendo o jogo, lutar com todas as forças para ganhar, como um líder deveria ser para motivar seus colaboradores. Algumas frases motivadoras têm sido usadas no mundo dos negócios, vindas de atletas incríveis, como: “Se você falhar na preparação, você estará preparado para falhar “Mark Spitz, nadador. “Obstáculos não devem te impedir. Se você encontrar uma parede, não desista. Descubra como escalá-la” Michael Jordan, jogador de basquete. “Tudo é possível desde que você dedique seu tempo, seu corpo e sua mente” Michael Phelps.
Outro ponto interessante entre esportes e negócios é que alguns empresários levam a sério que a gestão de si mesmo é uma das maiores decisões empresariais que se pode tomar na vida. E treinam para correr uma maratona, fazer um triathlon, dentre outros esportes, para treinar organização do tempo e da vida. Depois é só fazer o mesmo nos negócios.
Empresários atletas costumam ser mais focados, cuidam de seu sono, da sua alimentação, treinam muito e fazem o que realmente importa para chegar onde querem. E como eu li no artigo do publicitário Nizan Guanaes, se você quiser encontrar empresários bem-sucedidos, CEOs e CFOs de alta performance do mundo todo, você irá encontrá-los competindo no Ironman em Kona, no Havaí. Inclusive, nos Estados Unidos, muitos empresários vêm colocando em seus cartões de visitas o símbolo do Ironman, já que subentende-se que tendo completado algo assim houve planejamento, estratégia, orçamento definido e forte disciplina. O esporte é o novo MBA, e o título do artigo citado acima foi: “Correr é o novo MBA”. Concordo plenamente.
Aproveitem para se organizar e tirar algo positivo do esporte para sua vida e realizar suas metas rumo á vitória. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia / USA; Holistic Life Style Coach / CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-o-esporte-e-o-mundo-dos-negocios/
Desenvolvido por CIJUN