Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: O poder da gratidão

LICIANA ROSSI | 04/05/2019 | 07:30

A gratidão pode ser vista como um simples reconhecimento por alguém que lhe ajudou, como um agradecimento. Dizem que ela é o segredo da felicidade, pois a partir do momento em que começamos a ser gratos pelo que temos (inclusive nossos problemas) e a aceitar melhor o que não temos, passamos a ser mais felizes e a ficar realmente de bem com a vida.
É preciso cultivar a gratidão. E esse é um belo exercício. E você pode começar agradecendo por “tudo” aquilo que você tem. Em vez de reclamar pela comida que não estava de seu agrado, por exemplo, agradeça o fato de tê-la em seu prato, tendo ciência de que muitos não a tem.
Porém, a gratidão que deve ser praticada é aquela que vem de dentro do seu coração. Não é só dizer “obrigado” por educação. Mas agradecer aquele que o ajudou de alguma forma com amor, com o olhar e um breve sorriso. Isso alivia tanto a carga do dia-a-dia e diminui muito o estresse. Estudos revelam que a gratidão é benéfica para a saúde e para nossos relacionamentos.
O cientista Robert Emmons, que estuda os efeitos da gratidão, diz que há inúmeros benefícios físicos, psicológicos e socais. Dentre os físicos temos a melhora da imunidade, diminuição de dores e da pressão arterial, melhora do sono, aumento da energia e dos autocuidados. Os benefícios psicológicos são: aumento das emoções positivas, melhora da atenção, aumento da vitalidade, maior prazer, alegria, otimismo e felicidade. E nos benefícios sociais entram a maior prestatividade, generosidade, compaixão, capacidade de perdoar, extroversão, diminuição da inveja e do ressentimento. Recentemente, a revista Forbes acrescentou que agradecer as pessoas faz com que elas queiram estar com você, que a gratidão ajuda a lidar com a depressão, aumenta a autoestima e diminui o estresse e os traumas, além de ajudar a fazer novos amigos.
A necessidade de controlar tudo e todos é reduzida através da gratidão. Tê-la presente em nossos dias no torna emocionalmente fortes e equilibrados, mais positivos e realistas, abrindo nossos olhos para o que temos de bom na vida, contribuindo para uma vida mais leve e feliz. Muita saúde e gratidão a todos.
LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

 

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-o-poder-da-gratidao/
Desenvolvido por CIJUN