Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: O verdadeiro significado da palavra saúde

LICIANA ROSSI | 25/05/2019 | 11:40

Considero a palavra saúde a mais bela da língua portuguesa, só perdendo para amor e gratidão. Na língua portuguesa é classificada como substantivo feminino e tem como sinônimos: saudação, vigor, força e robustez. Em outros significados encontramos uma flexão do verbo saudar. Talvez saudar a vida.
Acredito que é só quando a perdemos que realmente entendemos o quão grande e poderosa ela é. Neste momento terá que transformar-se em um(a) índio(a) guerreiro e curandeiro, que tem que encarar a guerra sem perder a sua paz para poder curar a tribo, e precisa fazer o que tem que ser feito, com muita coragem e amor, principalmente respeito pela vida. A saúde é um tipo de teste que a vida nos dá para ver se estamos no caminho certo.
Nem sempre este teste é dado em nosso corpo, pode ser de um integrante da família, como num trabalho em grupo. Não o deixe fazer tudo sozinho, ou então só ele aprenderá. Pois a saúde é resultado de um caminho transparente, composto de escolhas que fazemos a todo instante e para o qual nos é exigido comprometimento, consciência e sabedoria.
Num momento da minha vida, com meu filho internado, para ir ao hospital era preciso que eu percorresse toda a Avenida Nove de Julho, lindíssima, e eu via todas aquelas pessoas correndo e caminhando, e eu as abençoava e pensava: “que bom que elas estão aqui se cuidando, quando tudo ficar bem eu também vou correr”. E foi o que eu fiz, hoje eu corro feliz, se é na Nove de Julho, para mim, tem um gostinho especial, por que estou fazendo aquilo que eu desejei.
Nesta semana eu tive duas conversas sensacionais, com duas amigas queridas, na qual debatemos “saúde”. Na primeira, a amada Michele Chow (naturóloga e prof. de Yoga da Bionathus) abordou a palavra “foco e ação” num exemplo ocorrido dias atras com seu marido, o querido Thiago, no qual ele carregou sacos e sacos de areia para fazer o jardim a tempo da inauguração da nova sede da Bionathus, contra o tempo, a ela plantando as flores. Eu perguntei: vocês estão bem, alguém se machucou? Ela disse: “não, fizemos o que tinha que ser feito, com foco e ação, movidos pelo nosso propósito maior, e terminamos exaustos e realizados”. E assim houve a inauguração, em uma linda e poderosa festa. Na segunda conversa, com a Deusa da Naturologia, Natália Amora, abordamos temas profundos a respeito da força interior na busca ou luta pela saúde, sobre a aprendizagem neste momento, a busca por terapias naturais, mudanças alimentares, rituais de cura, como forma de “empoderamento” e fortalecimento. Sinceramente eu amo quando ela usa essas palavras. E dessas duas conversas saiu esse texto sobre o significado da saúde, que envolve tantas cosas, mas se você está nesta busca, tenha em mente: empodere-se, fortaleça-se, tenha foco e ação. Faça o que tem que ser feito. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-o-verdadeiro-significado-da-palavra-saude-2/
Desenvolvido por CIJUN