Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Para você que não consegue perder gordura

LICIANA ROSSI | 11/08/2018 | 05:20

Você sabia que uma das maiores razões de acumularmos gordura no nosso corpo está relacionada à dieta, a exercícios e ao sono? Mas você sabia que pode haver muitas outras razões, como um desequilíbrio postural levando a um padrão respiratório ruim? Pois é, isso pode afetar o seu ganho de peso.

Um eixo hipotalâmico/pituitária/adrenal, conhecido como “eixo HPA”, pode estar ocasionando isso. A má postura ou um padrão respiratório alterado, como aquela respiração curtinha e que eleva os ombros, mas que não chega à expansão diafragmática, pode criar estresse no seu corpo e desregular este eixo HPA, assim como todas as respostas do corpo ao estresse o desregulam.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DE JUNDIAÍ 

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Para entender melhor como este complexo mecanismo age no corpo, faça um teste: tape uma narina e respire pela outra algumas vezes. Depois tape as duas narinas e perceba como seu corpo reage a esse tempo sem ar. Você conseguiu perceber que o primeiro sinal que o corpo demonstra é tensão? Você acabou de sentir uma resposta do corpo ao estresse, um mecanismo neuronal ativou seu sistema de vigília e disparou hormônios do estresse, pois achou que você corria risco de vida. É assim que o corpo age, pois qualquer coisa que gera estresse no nosso corpo tem uma resposta imediata.

COLUNISTA LICIANA ROSSI

Agora pense que qualquer disfunção postural pode acionar este mecanismo. Hoje em dia, grande parte das pessoas tem problemas posturais, geralmente acompanhados de uma perspectiva emocional e mental, depressiva, ou uma carga maior do que se consegue carregar, cedendo à ação da gravidade, prejudicando o padrão postural, inibindo a boa respiração e levando o indivíduo a uma resposta do corpo ao estresse.

Pessoas que se sentem muito estressadas ou têm problemas posturais mais graves podem viver num estado crônico de estresse no corpo. Pesquisas mostram que isso pode fazer com que se acumule mais gordura ou mesmo torne a pessoa diabética.

Sabe-se que o estresse pode elevar seus níveis de açúcar no sangue, o faz sentir mais vontade de doces. A alta ingestão de glicose o prejudica a queimar gordura, hormônios são desregulados quando há menor sensibilidade à insulina e pode ocorrer intolerância alimentar, gerando cada vez mais estresse ao corpo. E um corpo estressado causa inflamação nas células, que se protegem aumentando a gordura corporal.

Somos uma combinação de corpo físico/emocional/mental/espiritual e intuitivo. Tudo se conecta. Respostas ao estresse são complexas e o padrão postural alterado e a má postura podem sim sobrecarregar seu corpo e têm ligação com o acúmulo de gordura. Para saber como começar a virar este jogo, leia o artigo da semana que vem, corrija sua postura e cheque o padrão respiratório. Muita saúde a todos!

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-para-voce-que-nao-consegue-perder-gordura/
Desenvolvido por CIJUN