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Liciana Rossi: Planejamento e sucesso

LICIANA ROSSI | 22/12/2018 | 07:30

Já estão pensando na organização e planejamento do próximo ano? É bem delicioso fazer planos e pensar em qual rumo seguir nesta época do ano. Mas você já fez um balanço se cumpriu tudo aquilo que planejou? Ano passado eu vi o resumo de uma palestra muito interessante que teve em uma feira de tecnologia, educação e interatividade, em Austin, sobre treinamento da mente. E na minha última aula de Yoga do ano, meu querido amigo e professor Thiago Salin abordou exatamente esta palestra. Nela, neurocientistas de Harvard, M.I.T. e Standford estudaram atletas bem-sucedidos para descobrir o que de fato os fazia campeões. O que nestas pessoas, dentre outras que se dedicam muito, era diferente? Eles descobriram que o cérebro é o grande responsável pelo sucesso ou pelo fracasso destes atletas. Muito interessante foi que todos os atletas campeões faziam algumas coisas em comum. É neste ponto que podemos aprender e utilizar em nosso planejamento para 2019. Todos escreviam seus objetivos de forma clara e específica, o que as pesquisas mostraram aumentar em 39,5% as chances de sucesso. E colocar estes recadinhos aonde você consiga ver várias vezes ao dia. Lembrar aonde você quer chegar. Eles também se diferenciam ao saber lidar melhor com as frustrações e aprender de alguma forma com elas. Eles também se mostraram mais perseverantes e esforçados na direção correta dos seus objetivos, que geralmente são a longo prazo, e não desistiam no meio do caminho. A socialização também é fator determinante no sucesso. Pessoas com a mesma sintonia que você, que tenham tido boa performance na vida, não aquelas que só reclamam o dia todo e te deixam mal. Pessoas que acrescentem te ajudam a vencer. Outra coisa que achei interessante é que estes campeões se preocupam com o valor nutricional do que ingerem, e os cientistas mostraram que uma alimentação 80% saudável aumenta as chances das conquistas. O exercício físico é fator determinante no sucesso. Fazer ao menos 30 minutos, 3 vezes na semana melhora não só o corpo, cérebro, mas aumenta a disciplina e determinação. Grandes CEOs de empresas renomadas fazem as mesmas coisas que estes atletas pesquisados. E o fator decisivo aos meus olhos para isso tudo é a visualização do que você quer, colocar você dentro da situação, muitos usam o mindfulness (ou atenção plena), outros usam meditação, e vale a pena. Apenas 10 minutinhos ao dia, segundo esta pesquisa, já são válidos.
Thiago ainda acrescentou duas coisas imprescindíveis: o pensamento positivo e a gratidão. Acreditar no que você quer, olhar para as coisas boas. Ter foco e fé. Acho que se refletirmos um pouquinho neste Natal, agradecermos a vida, não importa sua crença, meditem um pouco, agradeçam muito. E 2019 será o ano de todas as conquistas almejadas. Um feliz natal, muita paz, luz e saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI


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