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Liciana Rossi: Planejando o fim de ano para não enlouquecer

LICIANA ROSSI | 10/11/2018 | 07:30

Chegou novembro e com ele a sensação de que o ano está acabando. Isso gera uma certa agitação dentro de nós, um misto de ansiedade e de pouco tempo para cumprir nossas metas e compromissos que adquirimos, até o final do ano. Algumas pessoas mais sensíveis até conseguem sentir essa vibração diferente no ar, uma energia acelerada, alguns dizem que parece que o tempo está passando muito rápido.

Mas isso causa um certo desgaste físico, sentimos uma queda energética, uma sensação de fadiga constante. Certas vezes até a imunidade cai e chegam probleminhas indesejáveis de saúde, como um resfriado. Mas não deixaremos que estes estresses e ansiedades de fim de ano atrapalhem nossos planos. Seguem algumas dicas para vocês não perderem o foco nem a saúde nos próximos meses, que antecedem as festas de fim de ano:

1- Anotem tudo que precisa ser feito para não perder.
2- Organize seu tempo e sua agenda para que consiga cumprir seus compromissos.
3- Mesmo com a agenda lotada, guarde alguns momentos do dia, todos os dias, para se cuidar.
4- Não deixe de fazer atividade física, mesmo que apenas duas vezes na semana, nas semanas mais tumultuadas. Se você é sedentário, aproveite e guarde um tempinho na sua semana para cuidar da parte física.
5- Alimente-se de forma leve e equilibrada para garantir que sua imunidade não o traia nestes meses mais conturbados.
6- Garanta alguns copos a mais de água nos dias mais quentes, para não perder energia por desidratação.
7- Faça respirações profundas ao longo do dia. Nos dias de maior estresse tendemos a respirar “curtinho”, o que causa muita tensão nos músculos ao redor dos ombros e pescoço, além de causar dores de cabeça e desconfortos gerais, diminuindo ainda mais nossa energia.
8- O uso de óleos essenciais da aromaterapia, como os de lavanda, capim limão, laranja, ylange-ylange e limão podem ajudá-los a relaxar e tratam corpo e mente. Podem ser colocados em difusores de ambientes, sprays ou mesmo misturados em óleos e cremes de massagens. Usá-los antes de dormir é uma ótima escolha para um relaxamento profundo.
9- Fique longe do celular e da televisão algumas horinhas antes de dormir para garantir uma noite realmente restauradora. As luzes emitidas por estes eletrônicos enganam nosso cérebro, que pensa que é dia e aumenta a produção de hormônios, como o cortisol, que nos deixam literalmente “ligados”. Luzes de velas são muito relaxantes e fazem o oposto, ajudam o corpo com os hormônios da calma, como a melatonina, que lhes garantirá um sono profundo e restaurador.

Estas foram algumas dicas simples para que todos tenham um final de ano mais calmo e planejado, com foco nas obrigações, porém com maturidade e saúde para que possamos crescer e atingir o nosso melhor. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela Esef Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI


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