Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: reflexão sobre alguns hábitos

LICIANA ROSSI | 21/07/2018 | 06:00

Uma simples pergunta que ouço repetidamente, das mais variadas faixas etárias e gêneros, é a seguinte: por que mudar é tão difícil? E a resposta é simples: porque depende exclusivamente de você e de sua energia. Quando eu digo energia é no mais puro sentido da palavra, pois só há mudança aonde se tem energia. Por exemplo, todos sabem que é importante beber água ao longo do dia. Uma das primeiras dicas para uma vida saudável refere-se à hidratação, mas isso requer uma tremenda energia, pois tornar algo habitual nem sempre é fácil. Requer disciplina e organização. Você está realmente disposto a mudar? Então se organize e mãos à obra.

Vamos lá: para conseguir dar o primeiro passo e mudar algum padrão importante na sua vida rumo à saúde precisamos cultivar energia, para depois gastá-la. Uma dica para conseguir começar e sentir-se bem é uma caminhada de apenas 10 ou 20 minutos num parque ou algum lugar aonde você possa parar um pouquinho, respirar, olhar ao redor e refletir naquilo que você precisa realmente, ou mesmo andar por andar, observando e respirando, sentindo a vida. Este simples exercício pode ser o despertar, o início das mudanças necessárias dos hábitos saudáveis em suas vidas.

Outro questionamento habitual dos alunos: como seguir motivado? Pois bem, muitos reconhecem que necessitam de mudanças para terem mais saúde e felicidade em suas vidas, mas não sabem como prosseguir. Sempre dou um exemplo clássico desta dificuldade – a grande maioria das pessoas dorme muito tarde e quer saúde. Então peço que se deite em torno de 22h30 para ter ao menos 7 ou 8 horas de sono por dia e acordar com energia. Mas a maioria não consegue, pois fica conectada na TV e perde, desta forma, momentos preciosos de reparo e descanso, às vezes recebendo notícias péssimas que acabarão com sua noite de sono.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DE JUNDIAÍ 

Pois a motivação é como a gravidade, exerce um tipo de força mágica que nos atrai. Motivar-se a dormir mais cedo é muitas vezes mais difícil do que manter uma dieta saudável, mas é o ponto crucial nesta mudança rumo ao estilo de vida mais saudável. Seja forte e tenha meta, você vai conseguir e se sentirá com muita energia. Falando em hábitos que refletem em saúde, abordo sempre e tenho ficado perplexa em perceber que os relacionamentos e a vida social têm perdido espaço para a mídia social. Muitos reclamam disso. Eu também confesso que tenho pecado neste ponto. Então segue um alerta que tem feito pessoas se sentirem infelizes: cultivem suas amizades. Estamos perdendo aquele delicioso contato “olho no olho” com nossos amigos por falta de tempo.

Desta forma estamos perdendo também qualidade em nossos relacionamentos e a chance de crescer e aprender algo novo. Afinal, isso também é saúde, saúde mental, muitas vezes até espiritual. Escolha aqueles que lhe acrescentem e que façam bem para você. Selecione suas amizades, fale coisas positivas, fique feliz, sorria mais e você se sentirá leve e vitalizado, motivado para seguir seus sonhos. Vocês conseguirão ter hábitos mais saudáveis e assim mais saúde. Organizem-se e tenham propósito. Vocês se surpreenderão com os resultados. Muita saúde a todos!

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI

COLUNISTA LICIANA ROSSI


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-reflexao-sobre-alguns-habitos/
Desenvolvido por CIJUN