Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Liciana Rossi: Reflexão sobre saúde

LICIANA ROSSI | 20/10/2018 | 07:30

Este artigo vai especialmente para você que vem perdendo saúde nestes últimos meses, por conta de um certo auto descuido, mas sobretudo por conta do estresse, ambientes pesados, política, atmosfera de incertezas e pessimismos. O segundo turno vem chegando, o presidente será eleito e sua saúde como ficará? Chegou a hora de fazermos uma reflexão.

Você consegue pensar a respeito de sua saúde com clareza e autocrítica? Consegue enxergar onde está o problema? As estatísticas mostram que os brasileiros não estão tão bem como imaginávamos. O Ministério da Saúde divulgou que a obesidade cresceu 60% em 10 anos no Brasil, sendo que uma em cada cinco pessoas está obesa atualmente no país. E isso colaborou para o aumento do diabetes e da hipertensão.

Estes problemas de obesidade, diabetes e hipertensão, associados ao estresse e a todo ambiente conturbado pelo qual estamos passando, me assusta de verdade. E afirmo que estamos perdendo saúde sim! Nas últimas décadas, mudamos muito nossos hábitos alimentares. Acreditam que o consumo de feijão diminuiu no Brasil? Em contrapartida, aumentou o consumo de alimentos industrializados e “fast foods” e houve um consumo menor de comidas frescas e água, mas o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas aumentou também. E isso vem preocupando as autoridades de saúde – e não é para menos. É fácil pensar no que vem pela frente, não é?

Os índices infantis são impressionantes, eu diria preocupantes, pois 18% das crianças se encontram na faixa de excesso de peso em virtude de todas as mudanças culturais e tecnológicas destas últimas décadas. Sabemos bem que muitos doces e carboidratos hoje resultarão em diabetes amanhã. Mas aí entra a situação econômica, onde o caro é comer bem. Uma fruta está mais cara que um pacote de biscoitos e a água às vezes sai mais cara que um suquinho industrializado.

Por isso a reflexão. Os dados são alarmantes, mas não vamos perder esta luta, vamos? Refletindo, organizando a alimentação para não cair na tentação de comer o mais rápido e fácil (que nem sempre é o mais saudável), lidando bem com estresse do período e garantindo às crianças uma educação alimentar, passaremos por mais esta crise no nosso amado país com mais saúde.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

COLUNISTA LICIANA ROSSI


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/liciana-rossi-reflexao-sobre-saude/
Desenvolvido por CIJUN