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Liciana Rossi: Acione sua imunidade com atividade física

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 09/06/2018 | 06:00

Com a chegada do inverno, nossa vontade de ficar quentinho no aconchego do lar aumenta. Mas isso não é totalmente bom! Precisamos dar mais atenção à nossa imunidade, pois nesta fase as gripes e resfriados nos rondam todo o tempo e uma maneira muito simples para melhorá-los são os exercícios físicos, desde que feitos diariamente e regularmente.

Os exercícios aumentam nossa imunidade porque o número de células brancas, as do sistema imunológico, aumenta durante o esforço físico, sendo elas as responsáveis por combater infecções. Durante o repouso, elas são deslocadas para regiões mais suscetíveis às infecções, como vias aéreas e pulmão.

Além disso, a atividade física estimula a descarga de bactérias para fora dos pulmões e vias aéreas, diminuindo a chance de se pegar gripe ou resfriado. Resumidamente, o exercício causa “mudança” nos anticorpos e nas células brancas, ao fazer com que eles circulem mais rápido pelo corpo, detectando precocemente as doenças e prevenindo infecções. Todo este impulso, porém, só dura por algumas horas após o exercício, mas muitas vezes já é o suficiente para mantê-lo saudável e seguro das infecções.

O aumento da temperatura do corpo durante o esforço físico e logo após previne o crescimento das bactérias e ajuda o corpo a lutar melhor contra as infecções num sistema de ataque parecido como quando temos febre durante uma determinada infecção.

Não é preciso ser um super atleta para impulsionar sua imunidade através dos exercícios. Basta caminhar 30 minutos diariamente. Num estudo do American Journal of Medicine, mulheres que caminharam por meia hora, todos os dias e por um ano, tiveram metade do número de gripes do que aquelas que não se exercitaram.

Aumentar a imunidade através da atividade física é válido também para as crianças. Numa conversa com a pediatra Helaine Toledo sobre a importância de exercícios para crianças, ela ressaltou que, com os pulmões, músculos e ossos mais fortalecidos e com mais mobilidade no dia a dia, as crianças ficam menos propensas ao estresse e são mais saudáveis por terem mais defesas, fora o controle da obesidade, já que muitas adoecem por conta disso.

COLUNISTA LICIANA ROSSINosso sistema imunológico funciona melhor quando não estamos estressados. As bactérias, os vírus e parasitas são invasores do nosso corpo. Os anticorpos trabalham como mensageiros para as células imunológicas começarem a “guerra” e liquidá-los. Mas o cortisol, que é o hormônio do estresse, atrapalha isso tudo. O mesmo acontece com atletas ou praticantes que cometem excessos nos treinos, ou que não respeitam os períodos de recuperação do corpo. Eles ficam mais propensos às quedas de imunidade pois o número de células brancas diminui quando os hormônios do estresse aumentam.

Para ganhar a luta contra as bactérias, as células do sistema imunológico precisam ficar as mais saudáveis possíveis, o tempo todo, durante o ano. Portanto, em todas as idades, devemos incorporar mais exercícios no nosso dia a dia para ajudar nossas defesas naturais. Que venha o frio!

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA


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