Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Luiz Fernando Machado: Jundiaí: A menor taxa de mortalidade infantil

LUIZ FERNANDO MACHADO | 22/03/2019 | 07:30

Um dos principais indicadores que apontam a qualidade de vida de um município, estado ou país é o da mortalidade infantil. Por isto, é com imenso orgulho que comemoramos o mais recente índice de Jundiaí, publicado recentemente pela Fundação Seade, do Governo do Estado – em 2018, tivemos 7,23 mortes até um ano de idade, em cada mil nascidos vivos. A redução, em relação a 2017, foi de 31,46%, quando o índice foi de 10,55.
Esta é a menor taxa de mortalidade infantil registrada em Jundiaí em toda sua história, e isso é sem dúvida alguma um reflexo da atenção que temos dado à saúde, em especial à rede básica, que cuida justamente da prevenção. São nas UBSs que as gestantes têm toda a assistência de pré-natal, sempre com foco na humanização. Vale destacar que, na rede pública de Jundiaí, 86% das grávidas realizam mais de sete consultas de pré-natal durante toda a gestação, número que é preconizado pelo SUS como o ideal.
A manutenção da qualidade na assistência ao parto e pós-parto, realizado pela rede de saúde de Jundiaí mediante a atendimentos programados ou emergenciais para os bebês até completarem um ano de idade, faz parte deste resultado na queda da mortalidade infantil. Os investimentos na saúde, evidentemente, são os que mais diretamente influem no indicador – porém, indiretamente, há de se considerar, também outros investimentos, como saneamento básico, no controle de epidemias e na garantia da segurança em saúde preventiva para os recém-nascidos das redes pública e privada.
Temos plena consciência de que há ainda o que avançarmos na Saúde em Jundiaí, em especial no acesso a exames e consultas com especialistas, e também para resolvermos o problema das faltas às consultas agendadas – para se ter uma ideia, em 2018, 30% das pessoas com agenda médica faltaram às consultas. Temos certeza que vamos avançar e corrigir os problemas na Saúde, que continua sendo a prioridade desta gestão.
Nunca nos omitimos em enfrentar de frente estas questões. Para que possamos ilustrar aos jundiaienses que todos nós estamos muito atentos o atendimento na saúde, vale destacar que atualmente aplicamos mais de 25% de todo o nosso orçamento no setor, e que Jundiaí é a cidade que mais investe em Saúde entre as que possuem mais de 300 mil habitantes.
Índices como este mais recente da mortalidade infantil apontam que estamos no caminho certo, e é assim que construiremos a cidade que todos nós desejamos, aprimorando sempre a qualidade de atendimento na saúde a todos os nossos cidadãos.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/luiz-fernando-machado-jundiai-a-menor-taxa-de-mortalidade-infantil/
Desenvolvido por CIJUN