Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Messias Mercadante: Desafios para o novo governo

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO | 24/10/2018 | 07:30

Não se estabelece um projeto de Nação a partir do “quase nada” ou de conceitos e decisões abstratas. O instrumento central, maior, disciplinador das relações entre os poderes constituídos e a Sociedade; as relações entre o capital e o trabalho; o ordenamento federativo e político, entre outros, é a Constituição dos Países. No Brasil, a nossa Constituição aprovada em 1988, através de uma Assembléia Constituinte, liderada pelo Dr. Ulisses Guimarães, emana, sobre “todos” o equilíbrio dos direitos e deveres estabelecidos.

Nos campos econômico e social, o Brasil precisa enfrentar grandes desafios, que foram negligenciados ou subordinados a interesses políticos de hegemonia e poder que precisam de ações urgentes para retomar o equilíbrio da segurança pública, oportunidades para “todos” e justiça social.  Estamos, nesta etapa de meados de outubro, dando passos importantes para o estabelecimento de novos cenários para o Brasil. Tivemos uma significativa renovação no Congresso Nacional e teremos um novo Presidente da República para o começo de 2019.

O número de desempregados e de trabalhadores subutilizados, que totalizam cerca de 27 milhões de pessoas e o fechamento ocorrido de milhares de empresas, não apenas retratam o sofrimento e o sacrifício desses agentes econômicos e sociais, mas, também sonhos que foram desfeitos nessa etapa de suas vidas. Os problemas que temos na saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, exigem ações enérgicas e eficazes, com investimentos permanentes, para que tenhamos um processo contínuo de soluções.

As questões das reformas: política; da previdência social; tributária e dos encargos trabalhistas, poderão, com o novo Presidente da República e com o Congresso Nacional renovado, serem implementadas com sucesso, para a recuperação da capacidade empresarial do país; melhoria de produtividade e aumento do poder de competitividade internacional. Avante Brasil.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UniAnchieta, autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – SP – e gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br

MESSIAS MERCADANTE


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/messias-mercadante-desafios-para-o-novo-governo/
Desenvolvido por CIJUN