Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Messias Mercadante: O saneamento básico

MESSIAS MERCADANTE | 18/07/2018 | 05:00

O Governo do presidente Michel Temer editou uma Medida Provisória (MP) definindo prioridades e ações para o saneamento básico no país. Argumentou na oportunidade que “é inconcebível que no Brasil existam cerca de 35 milhões de pessoas que vivem sem água potável e que mais de 100 milhões convivam sem esgoto coletado e tratado”.
Existem entendimentos controversos acerca da MP, considerando que as ações de saneamento básico são de competência dos municípios e não do Governo Federal. Deixando de lado a questão subjacente sobre a competência dessas ações, o fato é que em pleno século 21 ainda temos em nosso país milhões de brasileiros que vivem com um padrão de vida do século passado, à margem dos padrões mínimos de desenvolvimento humano, e que a Administração Pública, quer federal ou municipal, precisa implementar, em caráter de urgência, ações mitigadoras que corrijam essas injustiças sociais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DJUNDIAÍ 

É oportuno também entender que os investimentos em saneamento básico constroem um ambiente de “multiplicador de desenvolvimento econômico” pelas cadeias de produção e suprimentos de insumos utilizados, os empregos e rendas gerados e os impostos que serão arrecadados pelo Setor Público. O futuro presidente da República deverá ter como prioridade em sua plataforma de governo ações e trabalhos direcionados, de forma persistente e permanente, para resolver a questão do saneamento básico no país, o que não será possível de solução em apenas quatro anos. Portanto, precisamos de um arcabouço de ações de Estado e não de Governo. Por fim, é possível entender que, com a evolução positiva da saúde de nossas crianças, seus desempenhos nas escolas tendem a melhorar, o que será de grande importância para o futuro da Nação. Administrar é a arte de eleger prioridades e somar valores e esforços para se atingir os objetivos planejados.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UniAnchieta, autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – SP – e gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br

MESSIAS MERCADANTE GESTOR DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/messias-mercadante-o-saneamento-basico/
Desenvolvido por CIJUN