Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Messias Mercadante: Um novo rumo

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO | 19/06/2019 | 07:30

A dinâmica dos mercados interno e internacional, que se alteram rapidamente, requer ações em tempo real por parte das empresas e trabalhadores. Nesse contexto, a tomada de decisões se apóia no conhecimento e domínio das ações necessárias, que são pontos relevantes e imprescindíveis.

Essa elevada velocidade dos negócios é cada vez mais impulsionada pelas ações dos agentes econômicos em todo o mundo e ocorre nas cadeias de produção, suprimentos e comercialização em um processo de interdependência e complementaridade.
Empresas e profissionais conectados nesse ambiente conseguem sucesso por entender, por antecipação, o que o futuro tem em reserva.

As startups, com a inovação, corroboram com essa realidade, criando utilidades de vanguarda e aceleração tecnológica e, por isso, em casos pontuais, se tornam unicórnios (que valem mais que US$ 1 bi).

O cotidiano dessa dinâmica exige do ser humano reflexões acerca de como se inserir e posicionar nesse processo.

Como escreveu o grande sociólogo italiano, Domenico de Masi, existem três importantes dimensões vividas pelas sociedades: – O trabalho, que produz riquezas. – O estudo, que produz conhecimento. – O divertimento, que produz bem-estar.

Entrementes, o que se constata em nosso tempo é que os países e as empresas trabalham num ambiente de insegurança econômica e agem na busca de uma nova ordem econômica global, baseada na inovação. Esse novo rumo é o grande desafio para o mundo e para o Brasil.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UNIANCHIETA e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books-SP e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/messias-mercadante-um-novo-rumo/
Desenvolvido por CIJUN