Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Miguel Haddad: O interior paulista mostra que o Brasil pode dar certo

MIGUEL HADDAD | 24/02/2019 | 07:30

Nosso País atravessa um período de crise desalentadora. Não há praticamente nenhum índice social ou econômico que não tenha sido afetado negativamente pela irresponsabilidade das administrações petistas. Desde a sua saída do poder tudo o que conseguimos – o que dá uma medida da profundidade da crise que nos foi legada – foi evitar que a situação piorasse ainda mais. O aumento da oferta de empregos, por exemplo, embora significativo, está longe de fazer de fato uma diferença devido ao enorme contingente de brasileiros desempregados.
Esse quadro causa um mal maior: a desesperança com relação ao nosso futuro. Nunca foi tão grande o número de pessoas que desejam sair do País.
Da minha parte, acho que temos de lutar contra esse pessimismo, principalmente num momento em que mais precisamos agir com energia para retomarmos o caminho do desenvolvimento. Ao escrever isso imediatamente penso no coro derrotista e nos comentários negativos que irão fazer. “Veja como está tal coisa, não tem jeito mesmo”, é a mensagem padrão, alicerçada em fatos que apenas deixam claro as nossas enormes dificuldades.
A verdade é que, se tomarmos a nossa região como exemplo, temos razões para acreditar num futuro melhor. Essa reflexão me ocorreu ao ver um relatório sobre o desenvolvimento da nossa região.
Jundiaí, sede e cidade mais desenvolvida da nossa região, em 2006 alcançava 35º posição no ranking do PIB per capita do Estado de São Paulo conforme dados do IBGE. Dez anos depois, de acordo com o último censo, já havíamos subido 15 posições. A região, como mostra um recente relatório do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia do Ciesp/Fiesp, conseguiu dar um salto em seu desenvolvimento, alcançando o pódio com o maior PIB per capita entre as 39 regiões do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
Como isso foi possível? Na verdade, não aconteceu nada de excepcional, tipo instalação de uma mega planta industrial, descoberta de petróleo ou outra benesse fortuita. E isso é o melhor de tudo: esse resultado foi conquistado degrau por degrau, com trabalho, planejamento, responsabilidade fiscal, investimento em infraestrutura, ou seja: com trabalho sério. Sem nenhuma mágica.
O Brasil ainda está numa encruzilhada. Há muito a ser consertado para que possamos seguir em frente. Mas o caminho que temos de seguir a partir daí já está dado: temos de seguir o que vem sendo feito no interior paulista.

MIGUEL HADDAD é deputado estadual

Arquivo/Jornal de Jundiaí

Arquivo/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/miguel-haddad-o-interior-paulista-mostra-que-o-brasil-pode-dar-certo/
Desenvolvido por CIJUN