Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Miguel Haddad: Um alento

MIGUEL HADDAD | 25/03/2018 | 06:00

Fosse a crise nacional restrita à economia, poderíamos dizer, com a forte melhoria dos indicadores econômicos, que esse período da vida nacional parece ficar para trás. No entanto, a cada dia se torna mais evidente que a desorganização da economia é apenas uma parte – talvez nem mesmo a principal – da difícil situação que nosso País atravessa.

Quero dizer que, maior do que a crise econômica, é a desalentadora crise da desesperança, que leva alguns a buscarem, cegamente, um salvador da pátria, uma solução que nunca deu certo e, por ser recorrente, é uma das causas do nosso atraso. De fato, quando nos deixamos levar pelo Brasil que aparece nas manchetes dos jornais, é difícil não se entregar à revolta. Afinal, onde é possível buscar inspiração?

Ao longo dos últimos anos, em razão do meu trabalho como representante da Região, tenho estreitado minha relação com instituições da sociedade civil que atendem as populações de diversas cidades do nosso interior. E o que tenho visto, em termos de trabalho solidário, de doação, longe de me levar à desesperança, tem sido inspirador e fortalece a minha crença de que um País melhor é possível.

Posso dizer que a realidade que presenciamos no convívio com o trabalho dessas entidades, realizado em grande parte por voluntários, é admirável. E não são poucas, são dezenas delas. Cuidam de crianças com câncer, com HIV, com necessidades especiais, de deficientes auditivos, portadores da síndrome de Down, dos que precisam de cirurgia de catarata, de acolhimento, assistência e reabilitação, de animais abandonados e maltratados, entre tantas e tantas outras.

Miguel Haddad é deputado federal (Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí)

Miguel Haddad é deputado federal (Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí)

Conhecer de perto a dedicação dessas pessoas nos dá alento. E o que é mais significativo: são exemplos dados não por órgãos públicos, mas pela própria sociedade, pelo povo da nossa terra, participativo e consciente. São brasileiros dessa estirpe, sérios e batalhadores – e, diferente do que muitos acreditam, estou certo de que são a maioria – que, anonimamente, nos dão esperança e alento para lutarmos por um futuro melhor.

Infelizmente, não são essas as notícias que assistimos na televisão. Mas estas pessoas existem e precisam ser exaltadas e conhecidas.

MIGUEL HADDAD é deputado federal


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/miguel-haddad-um-alento/
Desenvolvido por CIJUN