Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

O enfrentamento ao coronavírus

LUIZ FERNANDO MACHADO | 20/03/2020 | 07:30

Diante do cenário mundial atípico e visando preservar a saúde da população de Jundiaí, um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi montado na Prefeitura de Jundiaí para responder à necessidade de comunicar as diretrizes necessárias para a prevenção da doença de maneira clara, efetiva e honesta.

A história nos ensina que é nos momentos de crise que a solidez das instituições é testada. O atual não tem sido diferente. Uma das primeiras ações foi decretar “Estado de Atenção” em Jundiaí, situação que reforçou não apenas o monitoramento e vigilância da Prefeitura ao caso, mas também de todos os entes envolvidos com a saúde em nossa cidade.

Iniciamos esta semana, então, anunciando a suspensão gradativa das aulas na rede municipal, incluindo creches e EJA, por tempo indeterminado, e total a partir do dia 23 de março, e um planejamento de trabalho de exceção aos funcionários públicos que pertencem ao grupo de risco. As férias dos servidores da Saúde foram canceladas para reforçar o contingente de atendimento.

Ônibus com higienização a cada nova viagem, dispenser de álcool em gel em todos os terminais urbanos. Parques municipais fechados por tempo indeterminado. Outra preocupação das pessoas está em relação aos ambientes privados que naturalmente atraem muitas pessoas – como shoppings , por exemplo. Reforçando: a primeira e mais importante orientação neste caso é que o cidadão que evite locais como estes. No momento, a percepção é de que a responsabilidade e o bom senso têm sido praticados.

Formalizamos junto ao Governo do Estado para disponibilizar uma ala para atendimento dos casos positivos, se necessário. Temos 204 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na cidade.

Também esta semana, em reunião com prefeitos e secretários das cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), anunciamos a unificação dos protocolos de atendimento e adoção de restrição de circulação de pessoas.

São muitas as medidas atualizadas diariamente, sempre com o devido respaldo técnico que a situação epidemiológica impõe. A principal e diária recomendação é sempre que as condutas individuais contra o coronavírus podem ser mais importantes do que ações dos governos.

E quem diz isso são as autoridades sanitárias de todo o mundo. Lavar as mãos frequentemente, tossir na parte interna dos cotovelos, não tocar o próprio rosto e evitar aglomerações. Nunca é demais enfatizar. É um momento de união e aprendizado – inclusive, por parte de cada cidadão.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/o-enfrentamento-ao-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN