Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Os benefícios de meditar

da redação | 19/01/2019 | 07:30

O propósito da meditação é tornar nossa mente calma e pacífica. Como foi mencionado anteriormente, se nossa mente estiver em paz, estaremos livres de preocupação e de desconforto mental e, por essa razão, experienciaremos felicidade verdadeira; mas se nossa mente não estiver em paz acharemos muito difícil sermos felizes, mesmo que estejamos vivendo nas melhores condições.
Um dos objetos de meditação mais interessantes é a determinação de desenvolver a equanimidade.
O propósito dessa meditação é nos livrar de atitudes desequilibradas que são o obstáculo principal para desenvolvermos as realizações essenciais para nossa felicidade.
Nossos sentimentos em relação aos outros são desequilibrados e instáveis, sentimos atração por pessoas ou coisas que aparecem como agradáveis e sentimos desprazer ou raiva por aquilo que aparece como desagradável.
Essa mente é como um terreno pedregoso, como um jardim cheio de pedras e ervas daninhas onde é difícil plantar flores. A equanimidade é tirar todos os obstáculos e deixar a mente livre como um campo limpo para plantação de virtude.
Então devemos contemplar: não faz sentido sentir apego por alguém que parece atrativo e aversão pelo que parece desagradável, algo que parece agradável para mim pode ser desagradável para outros, e o que parece desagradável para mim é agradável para outros. Não há certezas. As aparências de atratividade e aversão e indiferença que percebo são apenas projeções equivocadas da minha própria mente.
Elas tornam minha mente desequilibrada e destroem minha felicidade, preciso interromper isso e desenvolver um sentimento caloroso por todos os seres vivos sem exceção.
Pensando continuamente neste argumento realmente desenvolveremos equanimidade. Uma mente equilibrada e calma.
A meditação não requer nenhum aparelho especial, a única coisa que precisamos para meditar é o desejo de fazê-lo. Mas sozinhos não temos o método necessário para acalmar nossa mente, portanto precisamos de um método.
O estilo de vida Kadampa apresenta um método milenar para o treinamento da mente. Esse método é ensinado em todos os centros budistas kadampa nos três programas de estudos elaborados pelo nosso mestre Geshe Kelsang Gyatso. O Programa Geral PG, onde ensinamos os princípios básicos da meditação, o Programa Fundamental PF, estudo mais sistemático dos livros do mesmo mestre e o Programa de formação de professores PFP que qualifica o meditador ensinar o método. Temos aula gratuitas aos domingos 17h.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

KELSANG CHIME

KELSANG CHIME


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/os-beneficios-de-meditar/
Desenvolvido por CIJUN