Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Os poderes da natureza

LICIANA ROSSI | 27/07/2019 | 07:30

Você já sentiu a necessidade de andar descalço na grama, de fugir para o meio do mato, para uma cachoeira ou tomar um banho de mar?

As vezes nos sentimos tão sobrecarregados com a pressão do dia a dia que parece que a única coisa que poderia trazer nosso “centro” novamente seria o contato com a Natureza.

A Ciência e a Psicologia experimental explicam que o contato com a Natureza aumentam nossa energia e a sensação de bem estar, afastando os sentimentos de esgotamento.

Pensando um pouco sobre os últimos dez anos e os avanços tecnológicos, não pude deixar de fazer uma ligação entre a tecnologia e o aumento do número de doenças como o estresse e a depressão, além da falta de contato com a Natureza. Vamos refletir um pouco sobre isso?

A radiação eletromagnética artificial, transmitida pelos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, como celulares, computadores, micro-ondas, etc… São equipamentos que nos rodeiam em casa e no trabalho, para a maioria das pessoas. Estas radiações, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), podem produzir alterações biológicas, sendo que os sintomas mais frequentes destas radiações são: dores de cabeça, insônia, depressão, irritabilidade e risco de desenvolver câncer. Assustador não?

Sinto que a exposição à radiação frequente pode ser um dos responsáveis por esse esgotamento físico e mental, que têm deixado tanta gente sentir necessidade de contato com a Natureza, para descarregar todo esse excesso de energia nociva, captando boas energias da “fonte”.

Quando estamos em contato com a natureza, sentimos a presença de algo maior. Mesmo as pessoas que não têm uma crença são capazes de sentir algo diferente. A perfeição da natureza toca e emociona nossos corações, clareia nossa mente e nos dá a chance de pararmos de pensar nos problemas por uns instantes, inspirando a solução destes. A conexão com a natureza pode por fim a muitos males emocionais e físicos que enfrentamos em nossa rotina.

Portanto meus amigos, tenham mais contato com a natureza. E não precisa ir longe não, olhar para o sol ou para a lua depois de um dia atribulado, respirar profundamente algumas vezes perto de uma bela árvore, um passeio no Jardim Botânico para apreciar as plantas, sentindo-se parte da Natureza como devemos nos sentir. Assim como passar mais tempo ao ar livre sentindo o vento bater em nosso rosto, aprender a olhar a nossa volta buscando beleza são coisas simples que podemos fazer para nos conectar diariamente com a natureza. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.

Liciana Rossi


Leia mais sobre
LICIANA ROSSI
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/os-poderes-da-natureza/
Desenvolvido por CIJUN