Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Kelsang Chime: Os resultados de nossas ações

KELSANG CHIME | 23/06/2018 | 05:00

Nossa mente é como um campo e fazer ações é como plantar sementes nesse campo. Quando as sementes encontram as condições necessárias elas brotam em forma de experiência.

Por que cada indivíduo é único, tem pensamento único e experiências únicas? Até irmãos gêmeos idênticos têm experiências diferentes sobre o mesmo acontecimento.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE OPINIÃO DOS ARTICULISTAS DO JORNAL DE JUNDIAÍ

Isso se dá por consequência das causas criadas anteriormente. Existe uma ligação muito estreita entre o que fazemos com nosso corpo, fala e mente e o que experienciamos.

Devemos saber que as ações negativas que fazemos e prejudicam os outros são as causas dos nossos sofrimentos. Geshe Kelsang Gyatso, no livro “Novo Manual de Meditação”, diz: “Algumas pessoas desfrutam de boa saúde, ao passo que outras estão constantemente doentes. Algumas são muito bonitas, outras são feias. Algumas têm uma disposição feliz, que as tornam fáceis de serem agradadas, ao passo que outras são mal-humoradas e raramente se contentam com algo. Algumas compreendem facilmente o significado dos ensinamentos espirituais, enquanto outras consideram esses ensinamentos difíceis e obscuros”.

“A menos que purifiquemos nossa mente, sofreremos as consequências de ações negativas”.

Tudo consequência das causa que criamos. Nossas ações negativas nascem dos nossos desejos egoístas, uma forma equivocada de perceber os acontecimentos ao nosso redor.

Influenciados por esses interesses egoístas ignoramos a felicidade e a liberdade dos outros. Agimos de acordo com isso criando as causas de sofrimento para nós e para eles.

Quando criamos as causas, os efeitos estão garantidos. A menos que purifiquemos nossa mente, sofreremos as consequências dessas ações negativas.

Por isso mesmo, podemos trocar por ações virtuosas e altruístas, assim os efeitos serão de felicidade para todos.

Uma experiência pura vem de uma mente pura, lugares puros e seres puros. Desfrutaremos de prazeres puros num mundo completamente livre de sofrimento. Tudo resultado de nossas ações.

KELSANG CHIME é monja budista. E-mail: kelsang.chime.br@gmail.com

 MONJA KELSANG CHIMEARTICULISTACOLUNISTA


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/os-resultados-de-nossas-acoes/
Desenvolvido por CIJUN