Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Quem foi Buda?

KELSANG CHIME | 06/06/2020 | 05:24

Em geral Buda significa “o Desperto”. Alguém que acordou do sono da ignorância e agora consegue ver as coisas como realmente são. Um Buda é uma pessoa inteiramente livre de todas as falhas e obstruções mentais.
Várias pessoas já se tornaram Budas no passado. Outras muitas estão se tornando no presente ou se tornarão no futuro. O Buda que fundou o budismo que conhecemos hoje foi Buda Shakyamuni. Shakya é o nome da família real no seio da qual ele nasceu, e a palavra “muni” significa “o capaz.”

Buda Shakyamuni nasceu em 624 a.C. em Lumbini, que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal. Sua mãe foi a rainha Mayadevi e seu pai o rei Shudodana. Certa noite, a rainha sonhou que um elefante branco descia do paraíso e ingressava em seu útero. Esse ingresso foi um presságio de que concebera um ser puro e poderoso, e a descida do paraíso um indício que seu filho vinha do céu: a Terra pura de Maytreia, o Buda do futuro.

Mais tarde quando a rainha deu a luz, ao invés de sentir dor ela teve uma visão muito especial e pura. Viu-se apoiada em uma árvore, segurando um de seus ramos com a mão direita enquanto os deuses Brahma e Indra tiravam de seu flanco, sem dor, uma criança.

Os deuses reverenciavam a criança, fazendo oferendas. Quando viu seu filho o rei sentiu que todos os seus desejos haviam sido satisfeito e chamou o pequeno príncipe de Sidarta.
Sua Majestade chamou um vidente brâmane para fazer predições sobre o futuro do príncipe .

O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: há sinais de que o menino pode se tornar um rei Chacravatin, líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente Iluminado. Entretanto, como a era dos reis Chacravatin já passou é certo que ele se tornará um Buda e sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos, como os raios de um sol.

Queridos leitores. Um pouco por vez vou contar a história inteira. Espero do fundo do meu coração esclarecer suas dúvidas a respeito de quem foi Buda. Todos nós também temos a semente para nos tornarmos despertos como um Buda. Precisaremos, porém, de instruções corretas para alcançarmos esse estado mental.

KELSANG CHIME é monja budista.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/quem-foi-buda/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN