Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

“Saúde em Dia” sem filas de espera

LUIZ FERNANDO MACHADO | 07/02/2020 | 05:00

A primeira providência tomada em favor da Saúde quando assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017 foi pôr em prática o programa “Saúde em Dia”: o propósito era de reduzir as filas de espera para consultas e exames na rede pública. À época, eram quase 400 mil procedimentos represados. Arregaçamos as mangas, com trabalho árduo das equipes da Prefeitura e, em 100 dias, reduzimos em 50% a fila de espera para consultas, e a de exame em 96%.

Em razão dos resultados comprovados, uma nova etapa do “Saúde em Dia” teve início neste ano, no último mês de janeiro, quando firmamos convênio com o Grendacc, o Grupo de Defesa da Criança com Câncer. A partir da assinatura, estão garantidas 30 mil consultas a mais de dez especialidades médicas e 15 mil exames de imagem: quantitativo suficiente para zerar as filas de espera.

Importante dizer que o “Saúde em Dia” é apenas uma medida entre tantas outras para aperfeiçoar o atendimento. Em 2018, conseguimos ampliar a oferta de exames laboratoriais em 30 mil procedimentos – de 90 mil para 120 mil mensais naquele ano. E em 2019 registramos outro dado positivo: aumento de 21% no número de procedimentos diagnósticos (raio-x, análises laboratoriais e ultrassons, entre outros) em relação a 2018 no primeiro quadrimestre.a

A implantação da Clínica da Família e da UPA do Novo Horizonte, a entrega de duas UBSs novas e a recuperação do São Vicente reforçam na prática as medidas aplicadas até aqui. Ampliação de 36% no atendimento oncológico e a garantia de, em 60 dias, o atendimento integral realizado com quimioterapia, radioterapia e cirurgia para os pacientes.

Investimos mais da metade do nosso orçamento em Saúde e Educação, acima do que impõe a legislação federal. Priorização que fez o nosso município ser reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como o que mais investe em saúde por habitante no país, com R$ 926,62, em 2017.

Para este ano, R$ 14 milhões são empregados em infraestrutura dos equipamentos de Saúde, com a reforma e ampliação de UBSs e mais duas Clínicas da Família e Unidades Pré-Hospitalares (Vila Hortolândia e Ponte São João).

É certo que em quatro anos não serão resolvidos todos os problemas de Saúde da cidade. Mas asseguro que entregaremos às pessoas um serviço muito melhor daquele que nos foi apresentado no início de nossa gestão. O Hospital São Vicente é um exemplo disso. É um novo hospital porque tem suas contas no azul, paga os seus funcionários em dia, recebeu mais de 100 reformas em dois anos, e fez 1 mil consultas a mais em 2019 em comparação a 2017. Resultados inescapáveis de quem trabalha tendo a saúde como prioridade.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/saude-em-dia-sem-filas-de-espera/
Desenvolvido por CIJUN