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Técnica matutina dos 3 m’s

Liciana Rossi | 08/02/2020 | 05:08

Parece que o ano está de fato começando. Voltaram as aulas, os compromissos, e até o estresse já deu as caras. Apenas um mês se passou e como podemos fazer para que este seja o melhor ano das nossas vidas? Vamos entender alguns termos super atuais comportamentais, que têm causado dúvidas pela sua nomenclatura estrangeira e aprender a usá-los a nosso favor?

Alguém já te disse que você precisa ajustar seu “mindset”? Traduzindo do inglês, mind = mente e set = configuração, apesar de haver muitas traduções. Mindset seria o tipo de mentalidade que cada pessoa tem de sua vida, sua maneira de pensar e encarar os acontecimentos e a realidade. Quando temos uma mente treinada, usamos automaticamente o otimismo a nosso favor, assim poderemos construir pontes sólidas para nosso futuro.

Já o “mindfull” é outra palavra inglesa que significa estado de atenção plena no momento presente. “Mindfullness” é a prática meditativa que ajuda a encarar a realidade com abertura e sem julgamentos. Sabe quando você quer ter a cabeça no lugar, focado e necessitando de atenção, mas sua mente vaga para outro plano e você perde o controle e a concentração? Então você precisa treinar sua mente: utilize esta técnica meditativa.

Outros dois termos fazem um trocadilho que soa engraçado. Nós queremos estar “mindfull”, que significa atento, porém, na maioria das vezes estamos “mind full”, com a cabeça cheia de outros pensamentos. Mas saibam que é possível mudar o nosso mindset (mentalidade) através do mindful (nossa consciência). Sofremos nos dias de hoje por excesso de informação, e é preciso desenvolver filtros que só são alcançados por meio do nosso autocontrole. Assim é possível saber o que é importante para alcançarmos nossa plenitude.

Não vou deixá-los na mão. Tenho uma forma muito simples de fazer com que vocês mudem seus mindsets. Tenham um tempo para vocês na manhã: a técnica matutina dos 3m´s: Mindfulness (meditação), movimentos e mindset (afirmações positivas). Não importa se você só tem 5 minutos para fazer isso. Divida seu tempo em três partes e faça. Se tiver mais tempo, melhor para você.

Primeira parte: uma simples meditação, meditação guiada por aplicativos ou um exercício respiratório (inspire por 4 segundos e solte o ar por 5 segundos). Segunda: movimente-se como quiser. Vale yoga, alongamentos, flexões de braço, caminhada ou corrida. Terceiro: afirmações positivas. Repita por 2 minutos: “eu estou feliz, calmo e relaxado”. Respire fundo, sorria e vá repetindo. Você pode utilizar a frase que quiser e se tornará mais resiliente para atravessar os estresses da sua vida. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI08 é educadora física formada pela ESEF Jundiaí.


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/tecnica-matutina-dos-3-ms/
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